Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Hospital Dr. Agostinho Neto realiza rastreio oncológico às mulheres colaboradoras do serviço

Cidade da Praia, 12 Mar (Inforpress) – Cerca de 600 mulheres que colaboram com o Hospital Dr. Agostinho Neto vão ser alvo, hoje e quarta-feira, de um rastreio oncológico ofertado pela direcção daquele serviço hospitalar, no âmbito do “Março – Mês da Mulher”.

A intenção segundo a directora do serviço da Maternidade do Hospital Dr. Agostinho Neto, Iolanda Landim, em declarações à Inforpress, visa “cuidar dos cuidadores” e consciencializar as mulheres sobre o cancro, na óptica do serviço.

“O objectivo é fazer com que maior número possível de colaboradores participe, pois além de fornecermos os exames necessários para rastreios de colo de útero e da mama, que é a citologia, o exame da mama, a mamografia e a ecografia mamária, também investimos na parte preventiva com palestras sobre a importância da citologia”, disse.

Conforme a especialista em Genecologia, é importante que as mulheres tenham em mente o quanto é relevante realizar um rastreio oncológico e saber mais sobre o que é a oncologia e como fazer o auto exame mamária.

Com estes ensinamentos, realçou a médica, aumenta-se os conhecimentos teóricos das colaboradoras, que, por serem pessoas que trabalham no hospital, vão transmitir o que apreenderem às famílias e amigos, permitindo que haja multiplicação de informação.

“O rastreio precoce nos permite diagnosticar as lesões e tratá-los de forma curativa, pois, quando diagnosticado tardiamente é impossível tratamento curativo”, ajuntou.

Realçou, por outro lado, que no universo de 577 mulheres colaboradores vistas pela equipa médica, nos anos anteriores, o resultado tem sido a volta de 25 a 30% de casos positivos.

Com esta actividade, que se enquadrada no “Março – Mês da Mulher”, o hospital pretende reduzir a mortalidade por cancro, através de diagnóstico cada vez mais precoce da doença e de lesões precursoras, bem como promover, informar e educar para saúde das mulheres colaboradoras da instituição.

Durante os dois dias de actividade, a equipa do hospital da Praia vai realizar palestras informativas sobre a palpação da mama, distribuição dos materiais informativos, citologia cervical, exames de palpação mamária e mamografia.

PC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos