Hospital da Praia recebe da China equipamentos e consumíveis para cirurgia vídeo-laparoscópica

 

Cidade da Praia, 25 Ago (Inforpress) – O hospital Dr. Agostinho Neto recebeu hoje um conjunto de donativos da cooperação chinesa que inclui equipamentos de cirurgia vídeo-laparoscópica e consumíveis para serem utlizados nas cirurgias de obstetrícia e geral.

Trata-se, segundo o director do Hospital da Praia, Júlio Andrade, em declarações à imprensa, de equipamentos tecnológicos “muito avançados” que irão permitir que os médicos do hospital façam cirurgias com mínima invasão.

“Com estes equipamentos vamos fazer muitas intervenções na área de genecologia, removendo tumores via laparoscopia. Isso tem muitas vantagens para o doente que passa a ficar pouco tempo internado”, disse.

De acordo com Júlio Andrade, com os donativos veio também a Cabo Verde uma equipa técnica da China que vai ministrar um curso de cirurgia laparoscópica aos médicos e enfermeiros do Serviço de Ginecologia Obstetrícia e Cirurgia Geral.

Ainda , segundo informações do director do Hospital da Praia, que diz não ter um valor específico da cooperação chinesa sobre o custo dos equipamentos, cada um dos materiais ofertados custa a volta de 70 mil contos no mercado internacional.

Para a ginecologista Sónia Ferreira, trata-se de equipamentos que não existiam no hospital e que vão ajudar os médicos a fazerem um diagnóstico mais preciso, em algumas situações.

“As cirurgias, também, serão mais precisas e com maior taxa de êxito”, disse.

Consta dos materiais ofertados dois aparelhos de cirurgia vídeo-laparoscópica e consumíveis.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos