Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Hospital da Praia recebe da China equipamentos e consumíveis para cirurgia geral e bloco operatório 

Cidade da Praia, 30 Mai (Inforpress) – O hospital Dr. Agostinho Neto recebeu hoje um conjunto de donativos da cooperação chinesa que inclui equipamentos para bloco operatório, cirurgia geral, traumatologia e consumíveis para serem utilizados nas cirurgias.

Em declarações à imprensa, o presidente do conselho de administração do Hospital da Praia, Júlio Andrade, avançou tratar-se de uma cooperação com a província de Sichuan que cobre várias vertentes do sector, nomeadamente, a assistência médica, doação de equipamentos, apoio na reabilitação das infra-estruturas do hospital e formação.

Segundo Júlio Andrade, a província de Sichuan no âmbito da cooperação médica apoia o Hospital da Praia com uma equipa constituída por oito médicos de várias especialidades e tem fornecido equipamentos de utilidade nos serviços de ortopedia, ginecologia, pediatria e bloco operatório.

Lembrou ainda dos equipamentos de cirurgia vídeo-laparoscópica doados pela província de Sichuan e que serviram para que o Hospital da Praia pudesse fazer intervenções na área de ginecologia, removendo tumores via laparoscopia.

“É uma cooperação excelente e este donativo veio em boa hora, pois, trata-se de materiais que o hospital não poderia adquirir e que nos ajuda a melhorar a nossa intervenção, assim como o desenvolvimento do sistema de saúde”, disse.

Júlio de Andrade destacou, ainda, a “excelente” relação existente entre os dois países e província que tem resultado em acções visíveis e de benefício para os cabo-verdianos.

Quanto ao custo, o director do Hospital da Praia disse não ter o montante específico dos materiais ofertados através da cooperação chinesa, mas adiantou que cada um dos materiais tem um custo “bastante elevado” no mercado internacional.

O embaixador chinês em Cabo Verde, Du Xiaocong, no seu discurso sublinhou que a ajuda ao sector da saúde visa contribuir para o bem-estar do povo cabo-verdiano, pois, tendo bons equipamentos para tratamento haverá melhor resposta na saúde.

“China e Cabo Verde têm uma cooperação na área da saúde que vem desde a independência nacional, mas a cooperação com a província de Sichuan é um exemplo de uma colaboração perfeita que vem reforçando os laços de amizade entre os dois povos”, disse.

Por sua vez, o representante da Comissão de Saúde da Província de Sichuan, Shen Ji, que fez a oferta oficial dos donativos, reafirmou a intenção da província em continuar a melhorar a cooperação com o Hospital Dr. Agostinho Neto.

Antes de proceder à oferta do donativo, a equipa médica chinesa em Cabo Verde e a delegação chinesa, que inclui o representante da Comissão de Saúde da Província de Sichuan, o director do Hospital do Povo da Província de Sichuan, o director de Saúde da cidade de Yibin, o director do 3º Hospital de Povo de Chengdu e o representante do Centro de Intercâmbio Internacional da Comissão de Saúde da Província de Sichuan, fizeram uma visita à estrutura hospitalar para conhecer o funcionamento da mesma.

O Hospital Agostinho Neto recebe de dois em dois anos cerca de oito médicos, de várias especialidades, da Província de Sichuan.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos