Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Hospital da Praia não tem um serviço nacional de saúde caótico, garante PCA (c/áudio)

Cidade da Praia, 22 Mar (Inforpress) – O presidente do conselho de administração (PCA) do Hospital Agostinho Neto, na Cidade da Praia, disse hoje que esta estrutura hospitalar tem um serviço nacional de saúde nada caótico, ao contrário do que se diz.

Júlio Andrade fez estas considerações, à margem da abertura de um workshop sobre “Dificuldades de aprendizagem, diagnóstico e intervenção”, promovido pela missão de neuropediatras de Portugal e o núcleo neuropediatras do hospital da Praia.

Fez questão de enaltecer o empenho dos profissionais de saúde, porque, segundo disse, estes têm feito “um bom trabalho e com muito sacrifício, muitas vezes com dificuldades inerentes, mas sempre com dedicação ao serviço dos doentes”.

Garças ao desempenho desses profissionais, afirmou o presidente do conselho de administração do Hospital Agostinho Neto, é que conseguiram estruturar o serviço nacional de saúde.

“Nós temos um serviço nacional de saúde que não é nada caótico, como muitas pessoas costumam dizer, mas partimos de uma base muito frágil”, reconheceu.

“Tínhamos uma mortalidade infantil de 112 e hoje estamos em 15, portanto, devemos orgulharmos desses ganhos. A mortalidade geral era de 12 e hoje temos inferior a cinco, a mortalidade materna, hoje é esporádica, entre 0 a 5 por ano, e tínhamos na altura entre 40 a 50 por ano” acrescentou.

Júlio Andrade salientou ainda o facto de terem conseguido montar um “bom serviço nacional de saúde”, garças ao apoio da cooperação internacional, o apoio de Portugal e os esforços internos.

Para melhorar ainda mais a prestação do hospital e as condições de exercício dos profissionais, anunciou que vão realizar formações em todas as áreas, desde atendimento até formação no exterior.

AM/CP
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos