Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Hospital da Praia e Cavibel rubricam protocolo para realização de cirurgias ocular e consultas de optométricas

 

Cidade da Praia, 08 Jun (Inforpress) – O Hospital Dr. Agostinho Neto e a Cavibel SA assinaram hoje, na Cidade da Praia, um protocolo de cooperação em dois projectos que irão contemplar 200 cirurgias oculares e consultas de optométricas a mil crianças carenciadas.

O protocolo, rubricado pelo director do hospital, Júlio Andrade, e pelo director da Cavibel Sa, Rodrigo Chies, é fruto de uma parceria da empresa com a Fundação Coca Cola para Africa, Medshare e Fundação Barraquer, no âmbito da sua política de acção social.

O acordo, segundo explicou Júlio Andrade, visa participar na melhoria da saúde pública em Cabo Verde, favorecendo o projecto “Ver com Bons Olho” cuja vertente é a realização de cirurgias de catarata ocular e doação de lentes, e “Partilhar é Saudável”.

“Trata-se de uma colaboração relevante em duas áreas fundamentais para o hospital. O projecto Ver com Bons Olhos já vem sendo executado há alguns anos, e desta vez vai beneficiar, em Novembro, duzentas pessoas das diferentes ilhas do país”, disse.

Avançou, que esta projecto permite, ainda este ano, com o apoio da Fundação Cione Ruta de la Luz, a realização de revisões optométricas a mil crianças carenciadas com necessidades de uso de lentes, das ilhas de Santiago, São Vicente e Santo Antão, assim como doações de lentes graduadas personalizadas.

Júlio Andrade, que considerou de valioso este apoio, referiu-se ainda, com muita gratidão, sobre o segundo projecto que tem como missão, com o apoio da Fundação Coca-Cola para África e da Fundação MEDSHARE, a doação de um contentor de consumíveis hospitalares avaliados em 25 mil contos que serão distribuídos aos hospitais centrais do país, sob a coordenação do Hospital Agostinho Neto.

“É um consumível que nos irá ajudar a poupar e a investir em outras áreas com maiores necessidades”, afirmou.

O director geral da Cavibel Sa, Rodrigo Chies, que lembrou que a cooperação com o Hospital Dr. Agostinho Neto já vem de alguns anos, disse que em 2015 o grupo conseguiu com a sua parceira “Fundação Barraquer de Espanha” operar cerca de 240 pessoas com problemas de catarata, número que contribui para diminuir lista de espera.

Enquanto isso, recordou que a empresa vem apoiando, dentro da sua responsabilidade social, o sector da educação e da saúde e reafirmou a intenção do grupo em continuar a apoiar a sociedade cabo-verdiana nestes dois sectores.

A responsabilidade dos outorgantes deste protocolo se descreve em dez clausulas onde cada um tem de respeitar as suas responsabilidades para que os dois projecto se traduzem em sucesso.

PC

Inforpress/fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos