Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Hospital Agostinho Neto quebrou muitos estereótipos – Estudante afro-americana

Cidade da Praia, 29 Jun (Infopress) – A estudante do 3º ano de Farmácia na Carolina do Norte, Estados Unidos, Meg Awunti disse que visitar o Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia, quebrou muitos estereótipos que tinha em relação às unidades hospitalares em África.

Meg Awunti acompanhou a fundadora da Back Pack Day Organization, Mongai Fankam, na recente visita que efectuou a Cabo Verde, a convite da primeira-dama, Lígia Fonseca.

“As disparidades de saúde são uma grande preocupação em todo o continente africano. Há tantos países africanos com hospitais ou hospitais inadequados localizados em lugares inacessíveis à comunidade. Mas o hospital central da Praia quebrou muitos estereótipos”, disse Awunti em declarações à Inforpress.

A jovem estudante de Farmácia falou do Hospital Agostinho Neto como uma instalação com vários departamentos e uma equipa devidamente treinada para realizar suas operações.

“Estava limpo e adequadamente esterilizado. Fiquei espantada com o centro de neonatal totalmente. Muitos hospitais na África colocam os bebés prematuros ao lado de garrafas quentes embrulhadas em cobertores para preservar o calor e permitir o crescimento devido à falta de incubadoras”, acrescentou.

Meg Awunti destacou ainda o programa de Aleitamento Materno como “uma inovação incrível”. “Eu adoraria ver esse modelo desenvolvido e espalhado para os outros países africanos”, ajuntou.

A estudante destacou ainda o sistema de saúde acessível e o facto de os pais serem encorajados a vacinar seus filhos. “Múltiplos métodos são empregados para encorajar o exercício da comunidade. Estas podem ser consideradas pequenas tarefas, mas desempenham um enorme papel na assistência médica preventiva e diminuem a progressão de doenças”, completou.

Para finalizar, Meg Awunti disse estar “muito interessada” em voltar a Cabo Verde para fazer voluntariado.

GSF/ZS

Infopress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos