Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Hospital Agostinho Neto precisa de mil doadores de sangue regulares para garantir stock (c/áudio)

Cidade da Praia, 12 Jun (Inforpress) – O director do Banco de Sangue do Hospital Agostinho Neto (HAN) na Praia, Carlos Neves, disse hoje que para garantir o stock de sangue é preciso mil doadores regulares durante o ano.

A informação foi dada à imprensa, à margem do workshop sobre a doação de sangue e transfusão, promovido pelo HAN, enquadrado no Dia Internacional do Doador de Sangue.

Conforme o responsável, o número de doadores anuais “é muito inferior” ao necessário para garantir o stock, tendo em conta que no Banco de Sangue o registo aponta a saída de sangue todos os dias.

Revelou que um doador regular é aquele que, no caso dos homens, doa três a quatro vezes por ano e nas mulheres duas a três vezes, mas que, no entanto, “tem sido difícil cumprir com isso”.

Apontou que o trabalho que está a ser feito para consolidar o armazenamento passa também pela colheita móvel, operação que se efectua nas escolas e nas universidades que o HAN solicita.

Carlos Neves referiu ainda que a informação à volta da doação de sangue é pouca, indicando ser esse o “calcanhar de Aquiles” do hospital no sector.

“A promoção de dados de voluntários doadores de sangue deve ser regular para que as pessoas lembrem que devem doar sangue”, observou.

O Hospital Agostinho Neto está a promover um conjunto de actividades, alusivas ao Dia Internacional do Doador de Sangue, que se assinala a 14 de Junho.

Na agenda consta uma acção de sensibilização nas ruas do Platô e uma cerimónia para homenagear os doadores mais regulares do ano, acto que acontece no dia da comemoração da data.

HR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos