Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Hélio Sanches anuncia ao País esta quinta-feira se é candidato às eleições presidenciais de 2021

Cidade da Praia, 02 Dez (Inforpress) – O deputado Hélio Sanches pronuncia-se oficialmente esta quinta-feira sobre a sua candidatura ao cargo de Presidente da República, um desafio que lhe foi lançado por um grupo de cidadãos.

De acordo com a nota de imprensa a que a Inforpress teve acesso, o pronunciamento de Hélio Sanches surge na sequência do apelo feito por um movimento de cidadãos que, a 4 de Março passado, lhe entregou uma moção de apoio que, na altura, já contava com mais de 500 assinaturas de cabo-verdianos residentes e na diáspora.

Este apelo foi renovado em Novembro durante o acto de formalização do referido movimento.

Na ocasião, o porta-voz  do Movimento de Apoio à Candidatura de Hélio Sanches a Presidente da República (MACHS), Edson Ribeiro, disse que o grupo pretende que a Presidência da República seja presidida por uma pessoa, cujo carácter “é inatacável”.

“ (…) Uma pessoa com capacidade de trabalho, sentido de responsabilidade, compromisso e lealdade com as causas”, afirmou Edson Ribeiro, acrescentando que o candidato proposto reúne “todas essas qualidades” que podem ser colocadas ao serviço dos cidadãos e de Cabo Verde.

Para os promotores da referida candidatura, é preciso ter na Presidência alguém que se preocupe com os “valores humanísticos” e lute para que estes sejam como “essenciais para a coesão e justiça social”.

Segundo o porta-voz do grupo, o MACHS é expressão de uma “geração comprometida com os valores da democracia, da liberdade e da justiça social” e que sonha com Cabo Verde como País “desenvolvido e próspero”.

Na perspectiva do grupo, Cabo Verde precisa “mudar de paradigma, sobretudo num contexto de grande incerteza”, e o MACHS se prepara para dar uma “contribuição positiva”, trabalhando para que o futuro do País “seja protagonizado por aqueles que o povo cabo-verdiano, em cada momento, entender como o mais capaz e se identifica com as aspirações mais profundas da nação cabo-verdiana”.

Entretanto, o ex-primeiro-ministro e antigo presidente do PAICV José Maria Neves é, também, um dos prováveis candidatos às presidenciais de 2021.

Por sua vez, Carlos Veiga, um outro antigo chefe do Governo e, também, ex-presidente do MpD, é apontado como potencial candidato às eleições presidenciais do próximo ano.

Hélio Sanches  é, actualmente,  deputado nacional eleito nas listas do Movimento para a Democracia (MpD-poder) e também  líder do grupo parlamentar da África Ocidental no Parlamento Pan Africano.

Advogado e consultor jurídico de profissão, já foi diretor-geral do Património do Estado, secretário-geral do Governo de Cabo Verde e membro da Comissão Nacional de Eleições de Cabo Verde, entre outras funções desempenhadas ao longo dos anos.

LC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos