Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Hasan Rohani reeleito presidente do Irão – Oficial

 

Teerão, 20 Mai (Inforpress) – O moderado Hasan Rohani foi reeleito Presidente do Irão por mais quatro anos com 57% dos votos, de acordo com os resultados definitivos das eleições presidenciais realizadas na sexta-feira e hoje anunciados.

O ministro do Interior, Abdolreza Rahmani Fazli, anunciou hoje numa conferência de imprensa que Rohani obteve mais de 23 milhões de votos, enquanto o seu principal rival, o clérigo conservador Ebrahim Raissi, obteve mais de 15 milhões, obtendo 38,5%.

“41,2 milhões de iranianos participaram [na sexta-feira] nas eleições presidenciais”, representando uma taxa de participação de 73%, anunciou Abdolreza Rahmani Fazli, em directo, na televisão estatal Irib.

Anteriormente, a Comissão Eleitoral iraniana tinha já anunciado que Hasan Rohani estava à beira de ser reeleito na primeira volta das presidenciais no Irão, quando o escrutínio estava praticamente finalizado.

Ainda antes do anúncio dos primeiros resultados parciais, os dirigentes conservadores tinham reconhecido a vitória de Rohani.

A vitória deverá permitir a este religioso moderado prosseguir a sua política de abertura ao mundo, marcada por um acordo nuclear histórico com as grandes potências, concluído em Julho de 2015, durante o seu primeiro mandato.

Lusa/Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos