Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

HAN já produz seis toneladas de água quente através de sistema solar fotovoltaico (c/áudio)

Cidade da Praia,23 Fev (Inforpress)-O Presidente do Concelho de Administração do Hospital Agostinho Neto (HAN) afirmou hoje, em declarações aos jornalistas, que o HAN já produz cerca de seis toneladas de água quente, permanentemente, para os serviços de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia.

De acordo com Júlio Andrade, este sistema, que foi instalado entre os meses de Novembro e Dezembro do ano passado, ultrapassou em termos de custo os 12 mil contos, que foram extraídos de um pacote global dado pelo Governo.

A vantagem, segundo o responsável, é que permite ao hospital reduzir o custo de energia em cerca de 25 %.

“Nós já produzimos neste momento cerca de seis toneladas de água quente para a Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, e vamos fazer a canalização para todas as enfermarias. Mas mesmo na área da saúde nós temos outros investimentos direccionados mais para cuidados”, explicou o responsável, para quem “este ano fizeram uma entrada com o pé-direito”, após estabilizar o hospital do ponto de vista financeiro.

O PCA do HAN acrescentou também que ainda este ano vão fazer “um forte investimento” no serviço de imagiologia com a renovação dos equipamentos, num montante que ronda os 100 mil contos.

“Vamos renovar todo o serviço de imagiologia, desde o TAC, o mamógrafo e Raio-X. Vamos fazer obras de remodelação do espaço e já temos disponibilidade financeira. Surgiu um problema com o concurso porque houve algumas especificações técnicas que tivemos de rever, mas o mais tardar no primeiro semestre vamos ter esses equipamentos”, garantiu Júlio Andrade.

O Presidente do Concelho de Administração do Hospital Agostinho Neto acrescentou ainda que estão em curso as obras remodelação do serviço de atendimento dos doentes e o projecto banco de urgência está em fase de finalização.

CD/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos