Habitação Social: Câmara Municipal da Praia vai lançar terça-feira modelo de moradias unifamiliar (c/áudio)

Cidade da Praia, 05 Jun (Inforpress) – A câmara da Praia vai lançar terça-feira, 09, um modelo de moradias unifamiliar T1, T2 e T3, a ser erguido em Achada Mato e Alto da Glória, com intuito de resolver o problema da habitação social no concelho.

A Informação é do presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, em declarações à imprensa, no decurso da visita que efectuou na manhã de hoje ao edifício da Casa Para Todos de São Pedro Latada e Achada Limpo, e obras de requalificação urbana no fundo de Calabaceira, acompanhado pelo grupo parlamentar do MpD e o presidente do IFH.

“O projecto de loteamento de Achada Mato já está pronto e vai ser aprovado na Assembleia Municipal, assim como Alto de Glória onde está previsto 361 habitação. O custo médio da habitação ronda os 700 a mil contos”, realçou.

Segundo Óscar Santos, para isso está previsto a criação de um fundo imobiliário de promoção e reconstrução de habitação em que participam vários parceiros, sendo que a autarquia da Praia vai entrar com o terreno, que será cedido às pessoas inscritas no cadastro social único.

“Com isso cedemos também licença gratuita, por um ano, para incentivar as pessoas a começarem a obra”, realçou, salientado, por outro lado, que a autarquia da Praia quer depois trabalhar para a transformação da Cidade da Praia, que “está cinzenta”, e transformá-la numa “cidade colorida”.

Para a líder parlamentar do MpD, Joana Rosa, o objectivo da visita foi fiscalizar e acompanhar as acções do Governo, das câmaras municipais e outras entidades, sendo que de momento a intenção é tomar pulso das obras da autarquia e colocar na agenda a questão habitacional.

“A realidade é que temos um empreendimento com custos enormes para o erário, cerca de duzentos e tal milhões de euros gastos numa política habitacional falhada, que deixou muita gente de fora e a fazer construções clandestinas por falta de capacidade de resposta”, sustentou.

Lembrou o peso da dívida que o País tem a pagar com a construção do Projecto Casa para Todos e as obras que o Governo teve de fazer em alguns no que respeita a esgoto, água, electricidade e reparações internas, para que as moradias fossem habitáveis.

O montante gasto, segundo a líder parlamentar do MpD, poderia ser canalizado para outras políticas sociais, alargando a habitação social às pessoas com mais dificuldades.

Informou, por outro lado, que só em indemnizações devido a paragem das obras, o Governo pagou mais de 20 mil contos aos empreiteiros.

Apesar desse problema, lembrou que o Governo através do programa PRRA na vertente reabilitação, em parceria com as câmaras municipais, tem recuperado várias casas de pessoas sem condições com o propósito de melhorar as condições habitacionais.

“Praia tem sofrido com o êxodo das pessoas do interior e de outras ilhas, pelo que para melhorar as condições habitacionais das pessoas, vamos nestes dias, criar um ambiente de convergência com PAICV e UCID para agendar o estatuto especial da capital do país”, reforçou.

Questionada sobre que contribuição o grupo parlamentar do MpD pode dar para que algumas das moradias do Projecto Casa para Todos fossem disponibilizadas para resolver o problema da habitação social, Joana Rosa avançou que primeiro teria de se adaptar às casas para que fossem habitáveis.

Assim, adiantou que já está um concurso aberto pela câmara municipal com a disponibilização de 309 casas da Classe A.

O problema, sublinhou, serão as casas de Classe B e C, que sempre foram para vendas e que devem sofrer “melhorias consideráveis” para que possam ser vendidos.

Para o presidente do conselho de administração da Imobiliária, Fundiária e Habitat, S.A. (IFH), José Miguel Martins, as casas com boas localizações de Classe B e C tem tido um “bom ritmo de venda”.

As casas com localizações difíceis, adiantou, têm “pouco mercado”, assim como as casas de Classe B e C nas zonas rurais que tem tido “pouca procura”.

PC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos