Guterres diz que Cabo Verde é “um exemplo admirável” de esforço para um desenvolvimento sustentável (c/áudio)

Mindelo, 23 Jan (Inforpress) – O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, considerou hoje Cabo Verde “um exemplo admirável” do ponto de vista da boa governação e de esforço para um desenvolvimento sustentável.

Guterres falava à imprensa, no Palácio do Povo, em São Vicente, à saída de um encontro que manteve com o Presidente da República, José Maria Neves, tête-à-tête, que, sustentou, teve como “objectivo fundamental”, da parte do secretário-geral das Nações Unidas, “prestar homenagem” a Cabo Verde.

“Este é um País que é vítima de ser um Estado insular e de uma ordem internacional profundamente injusta no plano financeiro e do comércio, e por isso quis exprimir ao Presidente da República a total solidariedade das Nações Unidas com Cabo Verde”, concretizou António Guterres.

O líder das Nações Unidos deixou ainda votos de que o esforço que Cabo Verde tem desenvolvido, nomeadamente na protecção dos oceanos, como “grande Estado marítimo”, tenha êxito e seja “profundamente recompensado” também pela comunidade internacional.

Após o encontro com José Maria Neves, que durou cerca de 30 minutos, aos jornalistas, António Guterres lembrou que este é o ano do centenário de Amílcar Cabral, “uma referência fundamental” para as Nações Unidas.

“Como português tenho uma dívida de gratidão que não posso esquecer em relação a Amílcar Cabral e ao seu contributo para a democratização do meu próprio país [Portugal] e a descolonização”, finalizou António Guterres.

Durante a manhã de hoje, José Maria Neves recebeu o embaixador da Irlanda, Halph Victory, o ex-Presidente das Ilhas Seychelles, Danny Faure, estando ainda previstas audiências com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.

AA/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos