Guiné-Bissau: Primeiro-ministro denuncia preparação de golpe de estado

Cidade da Praia, 22 Out (Inforpress) – O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, denunciou que está em preparação um golpe de estado com vista a interromper o processo da preparação das eleições presidenciais de 24 de Novembro naquele país.

Numa missiva dirigida ao povo guineense e a representantes da Comunidade Internacional na Guiné-Bissau, publicada na sua página oficial da rede social Facebook, o chefe do Governo guineense afirmou que “o momento exige de cada um a máxima atenção e vigilância porque o país está a ser empurrado para uma situação de subversão da ordem constitucional por pessoas que querem à todo o custo chegar ao poder.

Para isso, disse, a acção que conduziria à sua prisão, assim como de alguns ministros deste Governo, “concretizar-se-ia no seguimento de acções de vandalismo também em preparação para as próximas horas”.

“As provas materiais dos preparativos para a efectivação do crime estão seguramente guardadas para serem exibidas na altura devida”, referiu.

O autor destes actos, disse Aristides Gomes, que está “devidamente identificado de forma inequívoca” e  que “se chama Umaro Cissoco Embalo, um dos candidatos a essas eleições apoiado pelo MADEM G-15”.

“Não obstante a essas manobras que vão claramente contra o espírito da democracia, reafirmamos a nossa determinação em continuar a garantir todas as condições necessárias para que as eleições presidenciais tenham lugar a data marcada”, escreveu.

GSF/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos