Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Guiné-Bissau acolhe quarta e quinta-feira X Assembleia Parlamentar da CPLP

Cidade da Praia, 06 Jul (Inforpress) – A X Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realiza-se quarta e quinta-feira, na Guiné-Bissau, sob o lema “Ambiente de negócios e desenvolvimento nos países membros da CPLP no pós-covid-19”.

Em comunicado, a organização lusófona informa que a assembleia parlamentar visa criar o debate sobre um “assunto comunitário, tanto na vertente económica, como social, na sua qualidade de representantes do interesse superior das populações”.

A agenda da reunião contempla a passagem da Presidência, deste órgão, de Cabo Verde para Guiné-Bissau, bem como intervenções dos Presidentes dos Parlamentos dos Estados-Membros da CPLP.

A Guiné-Bissau vai assumir, durante a assembleia parlamentar, a presidência deste órgão durante o período de dois anos.

A assembleia parlamentar antecede a cimeira de chefes de Estado e de Governo da CPLP, que se realiza nos dias 16 e 17 deste mês, em Luanda, onde Angola assume a presidência da organização, após a esperada aprovação do acordo de mobilidade interna preparado por Cabo Verde.

A Assembleia Parlamentar é o órgão que reúne as representações de todos os parlamentos dos Estados-membros da CPLP, instituída pelo XII Conselho de Ministros, que decorreu em Novembro de 2007, em Lisboa.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os Estados-membros da CPLP.

PC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos