Grupos parlamentares do PAICV (Cabo Verde) e do MPLA (Angola) assinam acordo de cooperação

Cidade da Praia, 31 Out (Inforpress) – Os grupos parlamentares do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e o Movimento Pela Libertação da Angola (MPLA) assinaram hoje, na cidade da Praia, um acordo de cooperação que visa o reforço de suas relações.

Para o presidente do grupo parlamentar do MPLA, Américo Cuononoca, a assinatura deste acordo de cooperação entre os grupos parlamentares do MPLA e do PAICV testemunha o interesse que os dois partidos têm em revalorizar, promover e levar a outros patamares as relações já existentes entre os dois países e os dois partidos, que remontam desde a luta de libertação nacional.

“O povo cabo-verdiano e o povo angolano estão cimentados em relações históricas, culturais e linguísticas”, prosseguiu aquele líder partidários, completando que o PAICV e o MPLA têm a suma responsabilidade de, através dos seus respectivos governos, promover cada vez mais, a cooperação, a amizade e a solidariedade entre Cabo Verde e Angola.

Ainda nas suas declarações, Américo Cuononoca augurou que, de facto, o PAICV e o MPLA aproximem-se cada vez mais para que os ideias de Amílcar Cabral, de Aristides Pereira e de Agostinho Neto sejam materializados em prol do desenvolvimento e do bem-estar das populações das duas nações.

Por seu turno, o líder da bancada parlamentar do PAICV, Rui Semedo, classificou o acordo assinado como um instrumento de cooperação entre os dois grupos parlamentares que, segundo disse, têm mantido uma “relação frequente, de camaradagem, cumplicidade”.

“Este instrumento vai servir como referência para aprofundarmos as relações políticas, económicas, sociais e culturais entre os dois países, mas também para reforçarmos as relações de cooperação entre os nossos dois grupos parlamentares”, acrescentou.

O acordo, conforme explicou Rui Semedo, permite trocas de delegações, informações, documentações e também troca de ideias sobre as principais questões da actualidade mundial, africana e dos dois países.

GSF/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos