Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Grupo parlamentar do MpD congratula-se com visão do Governo para a agricultura (c/áudio)

Cidade da Praia, 23 Jun (Inforpress) – A deputada do Movimento para a Democracia (MpD-poder) Isa Gandira concluiu hoje que o Governo tem investido “bem” na agricultura, criando condições para que o sector seja dinamizado embora o País esteja a passar por período de secas.

“A conclusão é que, de facto, o Governo investiu bem e essa visão do Governo é para continuar. Nós estamos num país onde não temos garantia de chuva, onde cerca de 35% da população depende da agricultura. Então, se nós continuarmos a criar condições para praticar a agricultura mesmo com a seca seremos um exemplo de resiliência”, disse.

Isa Gandira fez estas declarações à Inforpress, via telefone, à margem de uma visita que o grupo parlamentar do MpD efectuou hoje ao concelho de São Domingos, tendo na agenda contatos com a autarquia local e também com os homens do campo.

Em São Domingos, Isa Gandira cita o exemplo de Moia-Moia, onde cerca de 27 famílias continuam a produzir e a fazer o escoamento para o mercado, mesmo enfrentando três anos consecutivos de seca severa, isto graças a um projecto piloto de dessalinização de água que tem sido há seis meses implementado pelo Governo.

“Neste momento temos cerca de 27 beneficiários directos e toda comunidade de Moia-Moia, senão de toda a Freguesia de Nossa Senhora da Luz, a ser beneficiada de forma indirecta”, acrescentou a deputada, completando que em breve o mesmo projecto vai-se estender às localidade de Achada Baleia e Baía.

Isa Gandira sublinhou que o Governo já tem um financiamento da Hungria no valor de 35 milhões de euros (3,2 milhões de contos) para efectivação deste projecto nas duas localidades.

“E tendo um reservatório já construído em Achada Baleia, por gravidade vamos abastecer a Ribeira de Gaspar e outras ribeiras, se calhar abastecer até a freguesia vizinha de São Nicolau Tolentino”, frisou.

A visita ao concelho de São Domingos enquadra-se na preparação do debate sobre o estado da nação que irá acontecer nos finais de Julho, e um dos pontos que constarão da agenda é precisamente a questão da agricultura.

GSF/CP

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos