Grupo musical “Os Tubarões” celebra 52 anos de existência com jantar de gala

Cidade da Praia, 19 Fev (Inforpress) – O grupo musical “Os Tubarões” comemora hoje 52 anos de existência e celebra esta data com uma gala no próximo dia 26 de Março, no espaço Warehouse, na Cidade da Praia.

 “O grupo é um dos mais marcantes da história da música de Cabo Verde, principalmente após a independência do nosso país. Já gravou sete álbuns originais, uma compilação e um álbum ao vivo e realizou mais de um milhar de concertos em Cabo Verde e pelo mundo”, lê-se numa nota enviada à Inforpress.

Este jantar de gala terá 200 convidados sentados, num espaço com capacidade para acolher 700 pessoas e a organização garante que todas as regras de saúde e de distanciamento serão respeitadas.

Criada em 1969, a banda só começou a ganhar notoriedade após a entrada do vocalista Ildo Lobo, isto no período pós-independência de Cabo Verde, a 5 de Julho de 1975, em que gravou os dois primeiros álbuns “Pepe Lopi” e “Tchon Di Morgado”.

Com várias discografias no mercado, a banda teve uma paragem em 1994 e 20 anos depois voltou a reunir-se para pisar os palcos, começando pelo festival da Gamboa, na cidade da Praia.

Conhecidos por cantarem morna, coladeira e funaná, “Os Tubarões” foram um dos grupos mais representativos da música de Cabo Verde no período de transição rumo à independência e democracia.

Pelo contributo que deram ao longo dos primeiros 20 anos da independência nacional no sector da música, “Os Tubarões” foram condecorados pelo actual Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, no âmbito do 40º aniversário da independência nacional, em 2015.

Da discografia do grupo fazem parte “Pepe Lopi e Tchon di Morgado” (1976), “Djonsinho Cabral” (1979), “Tabanca” (1980), “Tema para dois” (1982), “Os Tubarões” (1990), “Os Tubarões ao vivo” (1993) e “Porton d’nos Ilha” (1994).

Actualmente, o grupo é constituído por Jorge Lima (percussão), Zeca Couto (Piano) , Totó Silva (guitarra), Mário “Russo” (baixo) , Totinho, Bruno Lima (bateria) e Arlindo Rodrigues (vocalista).

Ao longo da sua caminhada, artistas marcantes da música de Cabo Verde como Ildo Lobo, Jaime, Chindo, Tozé Barbosa, Mick, Fortinho, Duia, Vitor, Albertino, Zé Brazao, Zequinha, Gulba, Zé Rui, Santos, Pitrólio, Helder, Jorge Pimpa, Loló, Luizinho Lobo, entre outros, já tiveram passagem pelo grupo.

AM/CP
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos