Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Grupo espanhol “Pandeirteiras Sem Fronteiros” vista Cabo Verde

Cidade da Praia, 28 Mai (Inforpress) – O Grupo espanhol “Pandeirteiras Sem Fronteiros” estará em Cabo Verde na próxima semana para divulgação da música galega, tendo já agendado espectáculos conjunto com a Associação de Músicos de Santiago.

Segundo apurou a Inforpress junto de Elda Gonçalves, presidente desta agremiação musical, “Pandeirteiras Sem Fronteiros” chega ao país no quadro da sua política de evidenciar e divulgar o seu património imaterial, bem como situar a música galega no contexto da música de raiz.

A Associação de Músicos de Santiago conta levar o grupo para actuações em espaços públicos na capital, de 31 deste mês a 3 de Junho, por forma a melhor interagir com o público, mediante as restrições impostas pela pandemia da covid-19, antes da sua partida para Tarrafal onde, a 5 do próximo mês, o grupo espanhol tem agendados outros concertos.

Composto por voz e percussão, principalmente pandeiros, “Pandeireteiras sen Fronteiros” é um grupo de música tradicional galega, nascido na Corunha (Galiza – Espanha) em 2014 com o objectivo de estudar e conhecer a música tradicional galega através da pesquisa e do trabalho de campo, a fim de resgatar a tradição cultural da sua terra.

No final de 2016, o grupo consolidou sua estrutura e actuação, tornando-se uma Associação Cultural Pandeiros Sem Fronteiras.

O grupo explora as tradições orais de todo o mundo, em busca de semelhanças com o folclore de outros povos e lugares.

Têm um repertório de temas recuperados da tradição oral galega, fruto de anos de pesquisas de campo, às quais vão incorporando peças de outros países e culturas, pelo que, viajaram para países como Espanha, Romênia, Itália, Índia, Marrocos ou Bulgária compartilhando música e cultura.

SR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos