Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Grupo de jovens de Ribeirão Chiqueiro pretende reactivar centro comunitário com criação de biblioteca comunitária

Cidade da Praia, 04 Mai (Inforpress) – O Grupo de Jovens para o Desenvolvimento de Rieirão Chiqueiro pretende reactivar o centro comunitário, com criação de uma biblioteca comunitária e uma sala de leitura para ser “mais eficiente e funcional”.  

A ideia foi avançada à Inforpress pelo presidente do grupo, Elton Monteiro, que adiantou que neste momento o projecto encontra-se em fase de elaboração e que brevemente será apresentando às entidades responsáveis, com o intuito de reabilitar a estrutura para servir a comunidade local.

“A ideia é levantar o centro comunitário que neste momento encontra-se fechado e criar uma biblioteca comunitária com uma sala de leitura que possa servir a todos”, apontou o responsável, que assegurou que neste momento existem pessoas disponíveis para doar livros.  

Adiantou que entre os projectos constam ainda a criação de uma sala de informática, onde jovens dos grupos formados nesta área vão disponibilizar o seu tempo para ministrar aula de informática aplicada aos alunos de 5ª classe, mas também adultos que mostrarem interessados.  

Elton Monteiro revelou que estas ideias fazem parte de uma série de propostas e projectos que o grupo pretende implementar na comunidade, mas sublinhou que as mesmas seão enviadas às entidades competentes para apoios.  

Para esta quarta-feira, o grupo tem agendado uma visita a escola do Ensino Básico Obrigatório (EBO) de Ribeirão Chiqueiro, onde um grupo de seis pessoas da comunidade vai falar com os alunos sobre as respectivas profissões, de modo a terem ideias e começarem a definir o que pretenderem ser no futuro.  

“Vamos levar fotógrafo, polícia militar, enfermeiro, maquinista, polícia judiciaria e jornalistas para terem um contacto e verem que é uma realidade muito próxima e que qual quer um deles podem seguir o mesmo caminho”, referiu.  

O presidente disse ainda que, em parceria com a Câmara Municipal de São Domingos, o grupo tem agendado ainda uma mega campanha de limpeza para o próximo dia 16, englobando toda a comunidade nesta iniciativa, que pretende “o bem da comunidade e em prol da saúde do colectivo”.  

“Pretendemos reactivar ainda a placa desportiva local, que tem o nome do antigo futebolista Rubom Chiqueiro, que deu muito ao futebol cabo-verdiano e que neste momento está degradado”, mencionou.  

O presidente avançou que o grupo foi criado a pouco mais de três meses, sob o lema “Juntos pelo amor a comunidade” e que a ideia é unir força de vontade e ideias para contribuir para o desenvolvimento da comunidade e sirva a mesma.  

“Tivemos a iniciativa de começar a projectar a nossa comunidade de forma como vemos e como poderá servir melhor, dando aos jovens voz e incuti-los o espírito de pertence a comunidade”, apontou este responsável que considera que a localidade do concelho de São Domingos teve um desenvolvimento lento e foi estagnado durante alguns tempos.  

Elton Monteiro que considera que os jovens devem ser dinâmicos, activos e ser uma mais-valia, disse acreditar que o desenvolvimento de cada comunidade diz respeito não só as associações, ao governo central e local, mas sim de todos incluindo a juventude.  

Por outro lado, acrescentou que actualmente a comunidade já dispõe de um pequeno horto escolar, com plantas hortícolas e ornamentais tanto para fins alimentícios como para o ensino e a promoção da cidadania escolar na comunidade.  

No âmbito das suas actividades, o grupo promoveu no passado dia 23 de Abril, uma feira de livro, para celebrar o dia do livro e do professor e incentivar nas crianças o hábito e gosto pela leitura, mas também dar a conhecer os diferentes tipos de livros e a sua respectiva importância.  

AV/AA 

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos