Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governos devem ter um olhar diferenciado para as mulheres rurais – RAMAO

Cidade da Praia, 15 Out (Inforpress) – A presidente da RAMAO, Josefina Chantre, apelou hoje aos governos a terem um olhar diferenciado em relação às mulheres rurais, avançando que deve ser feito projectos sustentáveis e duráveis para ajudar as mesmas a ultrapassar crises.

Em declarações à Inforpress por ocasião do Dia Internacional da Mulheres Rurais que se celebra hoje, a presidente da Associação das Mulheres da África Ocidental (RAMAO), Josefina Chantre, afirmou que neste dia “não há motivos para comemorar, mas sim “há motivos para sentar e reflectir.

“Este é o momento de pensar em melhores estratégias, pôr de pé projectos sustentáveis e duráveis, sobretudo como alternativas às pragas, como o lagarto do cartucho que assola, mais concretamente, Cabo Verde”, asseverou Josefina Chantre.

Para além da situação agravada pela covid-19, neste momento, prosseguiu a presidente, depois de quase quatro anos de seca, as mulheres estão a viver numa situação “caótica”, disse, indicando que a ilha de Santo Antão, como exemplo, onde a lagarta cartucho está a “devorar tudo e não há nada para comer”.

Com isto, a presidente admitiu que, a resiliência vai ser muito maior, a pobreza e as desigualdades vai se acentuando, reiterando que os governos “devem ter um olhar diferenciado para essas mulheres rurais que são chefes de família”.

O Dia Internacional das Mulheres Rurais foi instituído em 1995 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e assinala-se anualmente a 15 de Outubro, tendo por objetivo alertar para o papel determinante que o sexo feminino desempenha num universo que, tradicionalmente, muitos (ainda) associam sobretudo ao sexo masculino.

TC/DR

Inforpress/Fim

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos