Governo vai melhorar prática de actividade física e desporto nos presídios do País (c/áudio)

Cidade da Praia, 25 Mai (Inforpress) – O Governo garantiu hoje, na cidade da Praia, que vai reabilitar as infra-estruturas desportivas nos presídios do País visando melhorar a prática de actividade física e desporto nos mesmos, a começar pela cadeia Central da Praia.

A intenção foi manifestada pelo ministro adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, à margem da visita que manteve à cadeia Central da Praia com o objectivo de proporcionar ao executivo um conhecimento aprofundado do funcionamento desta instituição prisional, cuja população é composta principalmente por jovens.

“Tem vários objectivos, desde logo inteirar das condições em geral como este espaço aqui em que se faz terapia com toxicodependentes, ou seja, vai também para além da parte desportiva e ver como é que podemos colaborar”, adiantou o governante.

Para Carlos Monteiro, tendo em conta que a população prisional é maioritariamente jovem e com gosto pela actividade física, o executivo tenciona melhorar a prática de actividades físicas e desporto na cadeia e isto implica a reabilitação das infra-estruturas, que estão completamente degradadas, e a aquisição de materiais desportivos.

“Estamos a falar de uma população prisional que é maioritariamente jovem e que gosta de praticar desporto e dentro daquilo que nós temos feito com várias instituições fora do sector de desporto, também queremos fazer com a cadeia central da Praia e depois replicar também nas outras cadeias”, disse o ministro.

Com este levantamento do estado da degradação dos espaços, garantiu que agora o Instituto de Desporto para Juventude (IDJ) vai trabalhar junto das Infra-estruturas de Cabo Verde e fazer orçamento para, em seguida, iniciar as intervenções.

A ideia também, segundo o governante, é poder ser parceiro em projectos relacionados com o ensino de modalidades desportivas, tendo exemplificado o ensino de basquetebol aos rapazes e raparigas reclusos que está a decorrer neste momento na cadeia central da Praia.

Carlos Monteiro considerou ainda ser importante avaliar a possibilidade de ampliar a carga horária para a prática desportiva nos presídios que neste momento oscila de uma a duas horas por dia, pelo que irá levar esta proposta ao ministério da Justiça.

“Nós vamos estar também junto do Ministério da Justiça a tentar avaliar a possibilidade de conseguirmos mais tempo em que os reclusos possam praticar o desporto, porque neste momento há uma limitação grande a nível do tempo, uma a duas horas por dia, e gostaríamos na parte da tarde, por exemplo, em que não têm acesso à prática de desporto, vamos ver e avaliar juntos a possibilidade de se mudar esta disponibilidade horária”, frisou.

TC/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos