Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo vai lançar edital possibilitando que artistas nacionais participem em outros mercados de música

 

Cidade da Praia, 14 Abr (Inforpress) – O ministério da Cultura e das Indústrias Criativas vai lançar este ano um edital com o propósito de fazer com que os artistas nacionais possam participar em outros eventos musicais a nível internacional.

A informação foi revelada pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, na noite de quinta-feira, momentos antes do cair do pano à V edição do AME-CV, que decorreu de 10 a 14 de Abril na Cidade da Praia e teve como palco de encerramento a Praça Luís de Camões.

Este ano, o certame teve também a sua primeira extensão à ilha de São Vicente.

Com forme o ministro, este financiamento serve para apoiar a internacionalização dos artistas nacionais, que muitas vezes recebem convites por parte de produtores e directores artísticos de outros mercados musicas e festivais, mas que não participam por falta de recursos.

Abraão Vicente explicou que normalmente essas despesas prendem-se com as viagens, ou seja, bilhetes de avião que constituem um dos maiores problemas dos artistas nacionais, a avançou que está a trabalhar com as transportadoras áreas no sentido de se minimizar esta questão.

Segundo disse, já para o próximo ano as perspectivas são “muito boas”, porquanto, já estão a preparar o AME 2018 com um ano de antecedência, debruçando já nas conferências, nas linhas mestras dos artistas que os júris têm que selecionar e fazer uma divulgação “muito mais ambiciosa”.

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas vai lançar ainda no decurso deste ano um edital para que os artistas nacionais possam participar em outros mercados, havendo já a confirmação de que alguns grupos de artistas cabo-verdianos tencionam ir à Rússia e Nigéria.

Por outro lado, Cabo Verde vai apresentar a sua experiência no que tange à feira de música no Brasil e em alguns países da Europa.

FM/FP

Inforpress/ Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos