Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo vai investir 553 mil contos em projectos de melhoria de abastecimento de água na ilha de Santiago – ministro

Cidade da Praia, 22 Jun (Inforpress) – O Governo vai investir 553 mil contos em projectos de melhoria de abastecimento de água na ilha de Santiago, revelou hoje o ministro da Agricultura e Ambiente.

Em declarações à Inforpress, à margem de uma visita que está a ecfetuar ao município de São Domingos, no interior da ilha de Santiago, Gilberto Silva explicou que esse investimento se enquadra dentro do contexto da emergência hídrica do país para a mitigação da seca.

Neste sentido informou que na próxima semana vai estar em Ribeira da Barca, em Santa Catarina e Ribeira das Pratas, no Tarrafal, onde já se iniciaram os trabalhos de perfuração para abastecer as dessalinizadoras a serem instaladas naquelas localidades.

Essas intervenções, segundo o ministro, vão melhorar distribuição e qualidade de águas também nos municípios de São Domingos e São Lourenço dos Órgãos, cujas obras estão no processo de enterragem de condutas.

No domínio da água para a agricultura, informou que o projecto hidroagrícola vai beneficiar as localidades de Moia Moia, Achada Baleia e Tinca, no concelho de São Domingos, ultrapassa os 25 mil contos.

Para além disso, avançou que estão a fazer trabalhos de captação, dotar os furos com painéis solares e construir reservatórios para que a água seja distribuída directamente nas parcelas dos agricultores, “nos chamados cabeçais de rega”.

“Portanto a ideia dessas visitas é tomar o pulso de intervenções concretas que estamos a fazer no terreno a favor de mais água para os consumidores e agricultores”, concluiu.

Por sua vez, o presidente da câmara de São Domingos Clemente Garcia, classificou de “positiva” a visita do ministro, realçando a parceria com o Governo na realização de obras estruturantes para o município.

O autarca salientou o projecto de adução de água com a substituição de condutas que impediam a chegada de água às zonas altas, nomeadamente João Garrido, Caiada, Lém Pereira e Água de Gato.

Durante esta visita ao concelho de São Domingos, Gilberto Silva esteve nas obras de adução de água São Domingos/São Lourenço, nas de requalificação urbana e ambiental, e no projecto hidroagrícola de Tinca, que já se encontra concluído.

Antes do périplo pelas obras, Gilberto Silva reuniu-se com o presidente da câmara, Clemente Garcia para avaliar a parceria entre o município e o Governo.

OM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos