Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo vai estabelecer com RTC e Inforpress um novo quadro de programação financeira

Cidade da Praia, 15 Jun (Inforpress) – O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro garantiu hoje que o Governo vai estabelecer com a RTC e com a Inforpress um quadro de programação financeira plurianual de investimentos em equipamentos, modernização tecnológica e qualificação dos recursos humanos.

Lourenço Lopes firmou este compromisso no seu discurso de empossamento da nova direcção da Rádio de Cabo Verde (RCV) e acrescentou que o Governo estabelecerá, também, a qualificação de financiamento de incentivos públicos com base nos respectivos planos estratégicos de desenvolvimento e do contrato de serviço público.

O Governo, ressaltou o secretário de Estado, irá apoiar a reestruturação da Rádio e Televisão Cabo-verdiana (RTC) e da Agência Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress), tendo em vista a sua sustentabilidade económica e financeira, a sua modernização tecnológica e dos seus recursos humanos.

“Trabalharemos com os órgãos privados da comunicação social para a definição de um programa estruturado que melhore o contexto económico e financeiro em que operam”, comprometeu-se.

Segundo Lourenço Lopes, o Governo irá também fazer a revisão do contrato de concessão de serviço público de rádio e televisão, celebrado em 2013, aprovará uma nova Lei da Rádio e fará a revisão do Código de Publicidade.

“Esses compromissos são para cumprir”, sublinhou salientando que o executivo encetará diálogo com a classe jornalística e com os órgãos públicos e privados, “num clima de respeito, confiança, lealdade institucional, responsabilidade e de parceria, sem negligenciar a participação da sociedade civil nas soluções que contribuam para uma comunicação social próxima dos cidadãos e das comunidades, independente, rigorosa e comprometida com a verdade e o serviço público”.

Precisou ainda que estarão engajados em “aprofundar” a democracia e em “dignificar” Cabo Verde pois, fundamentou, é num ambiente de liberdade, de confiança nas instituições democráticas e no futuro de Cabo Verde que se assiste o acto de empossamento da nova direcção da rádio, resultante de concurso público.

Por sua vez, o presidente do Conselho da Administração (PCA) da RTC, Policarpo de Carvalho, mostrou-se satisfeito com estas melhorias que irão contribuir para a qualidade dos serviços públicos anunciadas pelo secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro.

“Isso é prova também que o Conselho da Administração está a trabalhar, tem visão estratégica para o futuro, portanto está-se a corresponder à visão do Conselho de Administração e estamos muito satisfeitos”, realçou.

Com estes meios tecnológicos, prosseguiu Policarpo de Carvalho, a RTC poderá realizar negócios dentro do seu plano estratégico e tornar a empresa cada vez mais sustentável e melhorar cada vez mais os serviços públicos.

Salientou ainda que se reuniram com o secretário de Estado a quem mostraram a visão do Conselho de Administração, de maneira que agora o Governo está a responder “que vai apoiar a RTC” na conclusão desse plano de negócio.

Revelou igualmente, que irão lançar o plano de negócio e, neste sentido, foram solicitar ao Governo cerca de um milhão de euros, o valor necessário para o lançamento da nova plataforma tecnológica.

Com esta plataforma tecnológica a RTC irá realizar um conjunto de negócios para sustentar a empresa, pelo que, frisou, um banco já disponibilizou o financiamento e aguardam apenas o aval do Governo.

TC/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos