Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo vai disponibilizar cerca de cinco mil contos para o Museu das Pescas do Tarrafal de S. Nicolau – ministro da Cultura

 

Cidade da Praia, 26 Abr (Inforpress) –  O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, garantiu hoje sem precisar uma data, que ainda este ano o Governo vai disponibilizar cerca de cinco mil contos à instalação do Museu das Pescas no Tarrafal de São Nicolau.

O governante fez este anúncio ao ser interpelado hoje no Parlamento, pelo deputado Nelson Brito, eleito nas listas do Movimento para a Democracia para o círculo eleitoral de São Nicolau.

Segundo o ministro, o seu colega do Governo, que responde pelo departamento governamental das Finanças, Olavo Correia, já prometeu para ainda este ano, “disponibilizar” a referida verba para o Museu das Pescas que se pretende ser de “referência nacional”.

Relativamente à necessidade de se dotar a ilha de São Nicolau de uma delegação da RTC (Rádio Televisão Cabo-verdiana), o ministro de tutela garantiu que em meados de Junho “nova equipa da RTC estará apta para entrar em serviço”.

Da ilha do Maio, o deputado Fernando Frederico trouxe a preocupação no sentido de uma “maior valorização” da tabanca que, segundo ele, é uma das maiores manifestações culturais da ilha.

“A ilha do Maio está no mapa das ilhas onde a tabanca irá ser financiada”, garantiu Abraão Vicente, para quem as casas de tabanca vão ser financiadas, assim como os grupos e os cativos das tabancas.

De acordo com o ministro, existe também a preocupação de se financiar a recuperação dos trajes tradicionais das tabancas.

“Havendo um projecto concreto dos grupos ou da câmara municipal, avançaremos de imediato com o financiamento, já que no Orçamento do Estado consta uma verba de perto de quatro mil contos na linha do resgate da tabanca”, disse o ministro lançando este repto aos promotores da tabanca na ilha do Porto Inglês.

LC/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos