Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo vai criar Fundo de Garantia para a agricultura no quadro do programa POSER

Cidade da Praia, 12 Jul (Inforpress) – O Secretário de Estado da Economia Agrária anunciou hoje a criação de um Fundo de Garantia para a agricultura no quadro do Programa de Promoção Oportunidades Socioeconómico Rurais (POSER), visando alavancar os projectos destinados à época de chuva.

A garantia foi dada por Miguel da Moura, em conferência de imprensa na Cidade da Praia, para falar da preparação da campanha agrícola para o período 2021/2022, no âmbito das acções programadas pelo Governo para fazer face à época chuvosa, desenvolver o sector agrícola e pecuária.

Além do Fundo de Garantia, Miguel da Moura destacou, também, a realocação dos diferentes recursos existentes na banca para a criação de uma Linha de Crédito Agrícola, a ser gerido por instituições de microfinanças.

“A actual situação pandémica inviabilizou a execução de vários projectos que dependiam do financiamento do Governo. O ministério optou por apostar na procura de financiamentos derivados de programas e iniciativas de carácter regional através do Fundo Internacional de Desenvolvimento (FIDA), Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO)”, disse.

Junto do FIDA, indicou que foi aprovado pelo Fundo de Adaptação o projecto regional “Construindo a resiliência dos sistemas agrícolas as mudanças climáticas” que será implementado em Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, no período de 2021/2026, através de um financiamento global que pode ascender a 4.000.000 dólares.

Ainda segundo o governante, o Ministério da Agricultura já apresentou uma lista de projectos de adaptação e resiliência que foram incluídos no pipeline de projectos anexos à estratégia do financiamento climático nos estados membros da CEDEAO.

Em parceria com a FAO, disse estar em curso o processo de preparação de uma nota conceptual de um projeto no valor 14.000.000 dólares.

O Governo, garantiu, vai assegurar e dar continuidade ao programa de empregos temporários com as câmaras municipais, através da construção de infra-estruturas de utilidade pública, desencravamento das zonas de vocação agrícola, e que contribuam para a melhoria da qualidade ambiental das localidades e bairros.

PC/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos