Governo vai averiguar a veracidade da denúncia da extinção das espécies na reserva de Santa Luzia – ministro

 

Cidade da Praia, 27 Set (Infoprress) – O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva informou hoje que o Governo vai averiguar a veracidade da denúncia feita pela Associação ambientalista Biosfera I, sobre a extinção das espécies marinhas na reserva da ilha de Santa Luzia.

O governante, que presidiu hoje ao acto de lançamento do projecto “Adoção de Práticas Agrícolas Eficientes e Adaptadas ao Clima nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento na África”, na Cidade da Praia, reconheceu o apoio das Organizações não governamentais (ONG), mas alerta que é preciso averiguar as informações.

Gilberto Silva afirmou que estão cientes dessas situações e que o Governo vai levar em conta todas as preocupações, sejam elas “legítimas ou não” e, independentemente disso vão averiguar a veracidade das denúncias que são feitas.

“É necessário que o país movimente em prol da preservação da natureza e as ONG dão um apoio muito grande nesse aspeto e todas as alertas, todas as preocupações manifestadas e todos os trabalhos realizados por elas são bem-vindos. Devemos é também confiar nas instituições nacionais e nas ONG (…), todos contribuem para a fiscalização do Ilhéu”, salientou.

Recentemente, o presidente da Biosfera, Tome Melo, alertou que as espécies marinhas da reserva de Santa Luzia podem extinguir devido à pesca ilegal, ou seja, pesca destrutiva feita por mergulhadores que fazem caça submarina com garrafas e pescadores que praticam a modalidade de Cross com rede de malha.

Na ocasião, a Biosfera I chamou também a atenção sobre quem é o responsável pela fiscalização nas reservas.

AM/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos