Search
Generic filters
Filter by Categories
Ambiente
Cooperação
Cultura
Economia
Internacional
Desporto
Politica
Sociedade

Governo vai aumentar a protecção social dos cabo-verdianos implementando o subsídio de desemprego – Ministra

 

Cidade da Praia, 15 Jun (Inforpress) – A ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis, anunciou hoje que o Governo tem em agenda um conjunto de desafios a cumprir nesta legislatura, dentre eles, o aumento da protecção social dos cabo-verdianos, implementando o subsídio de desemprego.

Janine Lélis apresentou estas medidas quando discursava na quarta-feira, 14 de Junho, na 106ª Conferência Internacional do Trabalho (CTI), tendo elencado “políticas públicas importantes” para o melhoramento dos sectores do trabalho e do emprego em Cabo Verde.

Para além disso, a governante avançou também que nesta nova legislatura será fixado o rendimento de inclusão, bem como a revisão a lei do “Seguro Obrigatório de Acidentes de Trabalho” para reforçar os níveis de protecção.

Ainda na reunião que aconteceu esta quarta-feira em capital da Suíça, Genebra, esta representante do Governo cabo-verdiano lembrou que o país tem “a sua economia alicerçada no turismo”, sendo neste momento o principal desafio o de fazer com que o turismo funcione como alavanca dos outros sectores, impulsionado a prestação de serviço, o comércio, a indústria, a agricultura, entre outros.

A informalidade numa perspectiva de integração económica dos operadores informais que existem em número expressivo, tendo em consideração “as perdas” para o Estado,  que “não arrecada” e para os próprios operadores que “funcionam sem cobertura” para a protecção na velhice, é outra preocupação do arquipélago levada à esta reunião.

Combater e abolir o trabalho Infantil em Cabo Verde constituem outros desafios deste Governo neste mandato, de acordo com a ministra.

“O Governo de Cabo Verde está ainda empenhado em continuar a envidar os seus esforços para combater e abolir o trabalho infantil, em Cabo Verde”, disse, afiançando que “qualificar as mulheres e homens para o reforço das competências profissionais que serão exigidas às empresas para que possam manter-se competitivas”, serão outras inquietações do ministério tutelado por Janine Lélis.

“Estamos no caminho de fazer de Cabo Verde um país desenvolvido, moderno, inclusivo, democrático e aberto ao mundo”, acrescentou a governante, no seu discurso durante a 106ª Conferência Internacional do Trabalho.

Hoje, 15 de Junho, Janine Lélis vai participar na “Cimeira sobre o Mundo do Trabalho – o Melhor Futuro para a Mulher no Trabalho”, que acontece à margem da CIT, e  que termina esta sexta-feira, 16 de Junho, na capital da Suíça, Genebra.

AF/JMV

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos