Cidade da Praia, 06 Dez (Inforpress)-A ministra da Justiça reconheceu que os menores em conflito com a lei merecem uma “atenção especial”, destacando que o Governo vai apostar na reinserção social dos mesmos pela via do ensino.
Joana Rosa falava à imprensa no acto de Inauguração das obras de reabilitação das salas de visita, de lazer, de formação e do refeitório do Centro Socioeducativo Orlando Pantera, financiadas pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
A ministra realçou a importância da reabilitação do referido centro, que acolhe um total de 28 menores de várias ilhas do arquipélago, que passam a dispor de “melhores condições”, nomeadamente para alimentação “digna”, espaços para leitura e de diversões.
“É verdade que ainda precisamos de mais, mas, nós temos estado a trabalhar para criar as condições de segurança porque o mundo da criminalidade tem vindo a sofisticar-se, também para os próprios menores que são enviados ao centro”, afirmou.
Por isso, Joana Rosa diz entende que é necessário também um centro com técnicos bem preparados, que saibam dar tratamento digno a esses menores.
Porque, sublinhou, há menores usuários de droga, que terão que merecer uma atenção especial.
“Terão que continuar os seus estudos que é a via que nós temos de tentar inseri-los na sociedade”, indicou a governante, que apontou além do ensino primário e secundário, ainda a possibilidade de poderem vir a ser contemplados com o ensino técnico e profissional.
Com isso, o Ministério da Justiça quer reduzir a reincidência da parte desses menores, preparando os mesmos para o convívio social, de modo que, saindo, possam contar com projectos de acompanhamento para que voltem ao seio familiar e não a essa instituição ou então a cadeia central.
Na ocasião destacou a colaboração de várias instituições que têm apoiado a reinserção social, tendo adiantado que há uma abertura das ONG no sentido de apoiarem o Centro Orlando Pantera para que possa ter bons resultados.
ET/JMV
Inforpress/Fim