Governo tem dados que apontam para a redução do desemprego – deputado do MpD (c/áudio)

Cidade da Praia, 29 Jan (Inforpress) – O deputado nacional do Movimento para a Democracia (MpD, no poder) João Gomes afirmou hoje que o Governo tem dados que apontam para a redução do desemprego e para o crescimento da economia.

João Gomes fazia, em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, o balanço das jornadas decentralizadas que antecipam o debate parlamentar desta quarta-feira com o primeiro-ministro.

Segundo o deputado, é um dado aceite por todos os sujeitos políticos que as famílias têm neste momento mais rendimento e que não há dúvidas que os dados disponíveis para a análise demostram que o desemprego está a diminuir.

O político lembrou que, em 2015, havia um rácio que apontava para 15 por cento (%) da população desempregada, em 2017 esse rácio reduziu para 12,3%, mas apesar do Instituto Nacional de Estatística não ter divulgado os dados de 2018, a convicção que o partido tem é que, de facto, há uma redução e a perspectiva é que o desemprego vai continuara a baixar.

“Há situações concretas dalgumas ilhas onde já podemos dizer que há uma ligeira redução do desemprego, sobretudo para a camada juvenil”, destacou João Gomes, exemplificando com o caso de São Vicente, que disse ter baixado o desemprego, mas sem avançar números.

Tudo isso, ajuntou, graças às medidas que o Governo tem vido a tomar como de incentivo empresarial, de acesso à formação profissional e o aumento considerável de jovens que recorre a estágios profissionais. Segundo João Gomes em 2016 e 2017, não obstante ao mau ano agrícola, houve um aumento de emprego superior a nove mil.

Além disso, entende que o facto de ter aumentado em mais de 20 mil as pessoas com inscrição no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) é sinal “do crescimento do emprego bom” e um indicador de que o Governo está num bom caminho”.

No entanto, apesar disso, João Gomes disse que cabe ao primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, fazer esta comunicação aos cabo-verdianos mais aos jovens.

“Ele vai dizer em números qual é a realidade do país. E estaremos em condições de se avaliar se afinal é propaganda”, declarou reagindo às críticas do PAICV (oposição) de que este executivo “tem feito uma governação à base marketing.

O deputado do MpD defendeu que o facto da líder do PAICV dizer que o Governo está a fazer marketing “é sinal de que os resultados são positivos porque se não houvesse resultados, o maior partido da oposição não tinha necessidade de falar em marketing”.

CD/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos