Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo tem “apostado e investido fortemente” na inovação e no conhecimento – JpD

Cidade da Praia, 03 Dez (Inforpress) – O secretário-geral da Juventude para a Democracia (JpD) considerou hoje que o Governo tem “apostado e investido fortemente” na inovação e no conhecimento, o que tem permitindo o desenvolvimento de “competências humanas de excelência”.

Esmael Teixeira, que falava em conferência de imprensa para abordar os investimentos que o Governo tem feito neste domínio, aproveitou para parabenizar a participação do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, como orador no Web Summit 2020.

Evento este que, frisou, demonstra o reconhecimento internacional das apostas dessa governação na inovação e no conhecimento.

Segundo a mesma fonte, o Governo tem aproveitado o posicionamento geoestratégico do País para promover um ambiente de negócios à volta das tecnologias de informação e comunicação e Investigação & Desenvolvimento (I&D), de modo a transformar Cabo Verde num centro tecnológico regional de referência em África, atraindo e criando oportunidades de trabalho e centros de competências.

De entre os investimentos feito por este executivo que, a seu ver, estão a criar oportunidade para os jovens cabo-verdianos, apontou, Bolsa Cabo Verde Digital, Kode Verde, GoGlobal, Re!Nventa, CV Next, WeLab, NOSI Akademia, Conectividade e Infra-estruturas.

No programa Bolsa Cabo Verde Digital, indicou, cerca de 50 jovens foram apoiados, num investimento de 15 milhões de escudos.

No GoGlobal, um programa que do palco e abri portas do mercado global através das startups, 40 jovens foram beneficiados num investimento no valor de três milhões de escudos.

No Re!Nventa, programa de reinventar o turismo, participaram 120 jovens e foi feito um investimento de cinco milhões de escudos e no final  cada um dos três vencedores receberam 800 contos para concretizarem as suas ideias.

Esmael Teixeira realçou ainda o facto de, “pela primeira vez”, Cabo Verde ser Top 100 do Ranking Mundial de Ecossistemas de inovação para Startups e no Top 10 no continente Africano, e é ainda Top 100 da Global Innovation Index 2020 (Índice Global de Inovação).

Ainda, prosseguiu, pela primeira vez Cabo Verde entrou no Network Readiness Index, em que, um universo de 134 economias, Cabo Verde ocupa a posição 86ª.

“Temos a segura convicção e confiança que todos juntos construiremos um Cabo Verde desenvolvido, mas para isso teremos que continuar a apostar fortemente na inovação e no conhecimento, porque inovação é acção. Continuemos a agir e a idealizar, porque uma ideia pode mudar Cabo Verde e o mundo”, sublinhou.

O executivo, precisou, cria as condições para que os jovens possam pôr em prática as suas ideias, mas cabe aos jovens agirem, isto é, colocar em prática as suas ideias através das ferramentas criadas. sintetizou.

AM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos