Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo renova acordo de compensação financeira para manter isenção de taxas no Cais de Pesca da Praia

Mindelo, 13 Jan (Inforpress) – O Governo vai, esta sexta-feira, renovar o acordo de compensação financeira com  a empresa gestora do complexo de pesca da Praia, para a manutenção da isenção das taxas aos profissionais do sector que laboram no Cais de Pesca. 

Conforme nota enviada pelo executivo, esta decisão está relacionada com o facto de o sector das pescas estar “bastante afectado” com as consequências da pandemia da covid-19.  

“Desde a captura à conservação e principalmente na comercialização do pescado, centenas de peixeiras da ilha de Santiago deslocaram-se, diariamente, ao Cais de Pesca da Praia para buscar o sustento para as suas famílias, sujeitando-se aos mais elevados riscos, e que ainda necessitam de incentivos para alavancar as suas atividades económicas”, lê-se na nota. 

Neste sentido, e para amenizar este impacto, o Governo de Cabo Verde, através do Ministério do Mar, assinará nesta sexta-feira, 14, um acordo de compensação com a Cape Verde Ocean, empresa que gere o cais, e que resultará, segundo a mesma fonte, num “alívio” na economia familiar dos utilizadores do cais e, também, na tesouraria da empresa gestora. 

Através desta medida, assegurou o Governo, a Cape Verde Ocean poderá ainda fazer “importantes investimentos” para o pleno funcionamento das instalações de venda e tratamento de pescado, enfrentando, deste modo, as dificuldades derivadas da pandemia da covid-19. 

O acordo é financiado através do Fundo Autónomo das Pescas e da Direcção Nacional de Pesca e Aquacultura. 

O acordo vai ser assinado na Cidade da Praia entre o ministro do Mar, Abraão Vicente, e o presidente do conselho de administração da Cape Verde Ocean, Juvino Vieira.

De acordo com uma denuncia feita pelos deputados do PAICV, na sequência de uma visita realizada  ao cais de pesca da Praia, a senha de entrada paga pelos pescadores e peixeiras para entrar no cais da Praia subiu de 20 para 120 escudos. 

Uma subida que foi posteriormente justificada pela Cape Verde Ocean com fim do contrato de compensação financeira a 31 de Dezembro, que vai agora ser renovado.

LN/MJB

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos