Governo reitera que programa para mitigação da seca aprovado esta semana é para todos os municípios

Cidade da Praia, 24 Jan (Inforpress) – O Governo reiterou hoje que o programa para mitigação da seca aprovado esta semana é para todos os municípios e que os critérios para a distribuição dos recursos levam em conta a realidade de cada ilha.

Esta reacção por parte do ministro dos Assuntos Parlamentares, Fernando Elísio Freire, surge na sequência das declarações dos presidentes de câmara de Santa Cruz e da Boa Vista que pediram mais recursos para minimizar os dois anos de seca nessas regiões.

“Naturalmente que todos os municípios querem mais para o seu concelho. Eu percebo a reivindicação do presidente da câmara de Santa Cruz, assim como outros presidentes vão reivindicar mais para o seu município, mas volto a dizer o programa é para todas as ilhas de Cabo Verde e para todos os municípios,” explicou adiantando que o programa foi elaborado após ter sido feito um levantamento em articulação com os criadores de gado e os agricultores, levando em conta a realidade de cada ilha e município do País.

Fernando Elísio Freire disse acreditar que Santa Cruz, pela sua realidade económica e pela sua dinâmica a nível da agricultura, é um dos melhores contemplados no programa.

Afirmou, ainda, que o Governo gostaria de ter muito mais recursos, tal como as ilhas querem, para aplicar muito mais, mas “face aos recursos que existem e à realidade de cada concelho é este o melhor caminho”, sustentou.

No início desta semana o Governo anunciou a aprovação de um programa de 566.722 mil contos para combater a seca e o mau ano agrícola em Cabo Verde, com incidência nos concelhos de Porto Novo (Santo Antão), no Tarrafal, São Miguel e Santa Catarina na ilha de Santiago.

A área da pecuária vai ser apoiada com 97 mil contos para a manutenção da capacidade produtiva, 233 mil contos serão dispensados para a mobilização da água e a sua gestão e ainda 235 mil contos para a criação de emprego nos municípios mais afectados.

CD /FP

Inforpress/ Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos