Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ministro reforça compromisso de trabalhar “afincadamente” na concretização dos estatutos dos enfermeiros

 

Cidade da Praia, 12 Mai (Inforpress) – O ministro da Saúde e da Segurança Social aproveita o Dia Internacional do Enfermeiro, que hoje se assinala, para reforçar o compromisso e o empenho junto do Governo no sentido de trabalhar “afincadamente” os estatutos e carreira dos enfermeiros.

O Dia Internacional do Enfermeiro é comemorado hoje sob o lema “Uma voz para a liderança – Alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”, para demonstrar que o desempenho dos enfermeiros ajuda a alcançar os ODS.

Trata- se de uma oportunidade de dar a conhecer os desafios dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), debatendo a liderança em enfermagem e de reflectir sobre a sua carreira em Cabo Verde.

É neste sentido que, o ministro Arlindo do Rosário, na sua mensagem alusiva à data, enviada à Inforpress, felicita todos os enfermeiros de Cabo Verde e reforça o compromisso e o empenho do seu ministério junto do Governo de trabalhar “afincadamente” os estatutos e carreira dos enfermeiros, na concretização, numa perspectiva que “permite a sua progressão na carreira” e que sejam reconhecidos pelo “importante papel” que desempenham no sistema do desenvolvimento da saúde.

O governante refere ainda que “ganhos estão sendo conseguidos” para as carreiras técnicas dos colaboradores do ministério, nomeadamente, com a recente aprovação do Projecto do Decreto-Lei que aprova o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do pessoal que integra a carreira médica e que brevemente será a vez da carreira dos enfermeiros.

“Nunca é demais recordar o papel incontornável dos enfermeiros junto dos serviços da saúde, demonstrando competência, altruísmo e dedicação no desempenho desta nobre profissão”, reconhece Arlindo do Rosário.

O Dia Internacional do Enfermeiro foi instituído pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (International Council of Nurses – ICN) a 12 de Maio, data do aniversário do nascimento de Florence Nightingale, a «mãe» da Enfermagem moderna.

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos