Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo reafirma compromisso de responder à altura da “crescente complexidade e gravidade” dos crimes

 

Espargos, 14 Set (Inforpress) – O Governo, através do ministro da Administração Interna, reafirmou hoje na ilha do Sal o compromisso de responder à altura da “crescente complexidade e gravidade” dos crimes que, “não sendo possível antecipar”, sempre merecerão “a devida reacção”.

Paulo Rocha manifestou esta determinação na cerimónia de tomada de posse do novo comandante regional da Policia Nacional (PN) do Sal, o subintendente Elias Silva, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Estando ciente das preocupações de segurança que vêm afligindo os cidadãos no Sal, o governante renovou que “muitos passos” vão sendo dados para o que se pretende que venha a ser uma “transformação efectiva” da polícia de segurança pública nacional, do “paradigma securitário” e da abordagem à prevenção e “enfrentamento da criminalidade”.

“O espírito de missão que queremos ver assumido por esta nobre e essencial instituição no processo de transformação da sociedade cabo-verdiana, enquanto garante da sua estabilidade e segurança, esteios do desenvolvimento, apenas poderá ser alcançado através da protecção do seu activo mais valioso: os cidadãos com todos os seus direitos e garantias, constitucionalmente consagrados”, sublinhou.

Apontando que a escolha do novo comandante regional foi estabelecida em “critérios claros” e que norteiam “as várias decisões que se tem tomado”, o titular da pasta da Administração Interna acentuou que o repto lançado é para um estilo de liderança “comprometido e engajado”.

“Capaz de assumir a transformação preconizada e anunciada com o Programa do Governo, através de um esforço permanente de organização e de diálogo interno, mas também de uma cada vez mais forte capacidade de articulação externa”, observou.

Paulo Rocha aproveitou o momento para anunciar que o Governo aprovou este ano um novo plano curricular para o curso de formação dos novos agentes da Policia Nacional, curso que, conforme disse, já decorre, e permitirá até ao final do ano ter um “novo perfil” de agentes e fazer o reforço de efectivos para esta ilha.

“Aprovamos também as duas tabelas remuneratórias da PN, e neste caso particular refiro-me a tabela para cargos de chefia, garantindo um justo reconhecimento para aqueles que assumem responsabilidades de Comando nos Comandos Regionais, nas Esquadras, Secções Fiscais e da Polícia Marítima e Postos”, explicitou.

O acto de posse foi seguido da entrega de quatro novas viaturas ao Comando da PN do Sal, devendo também, novos meios de mobilidade chegar à ilha da Boa Vista, ainda esta sexta-feira.

SC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos