Cidade da Praia, 23 Nov (Inforpress) – O ministro da Integração Regional previu hoje que ainda este ano programas sobre a CEDEAO comecem a ser divulgados através da rádio e televisão públicas para um “melhor conhecimento” dos cabo-verdianos sobre a realidade dos países da comunidade.
“Já fizemos o contacto com o presidente do conselho de administração da Radiotelevisão Cabo-verdiana, estamos a montar tudo e até já temos uma ideia do título do programa ‘Falemos da CEDEAO’”, adiantou Rui Figueiredo Soares.
O governante, que falava à imprensa após uma audiência com o Presidente da Republica, Jorge Carlos Fonseca, antes de viajar nesta terça-feira com destino ao Senegal e Nigéria, disse que gostaria que o referido programa fosse uma “boa prenda de Natal” para os cidadãos originários da Comunidade para o Desenvolvimento Económico da África Ocidental (CEDEAO) no País e para a política de integração africana e, também, “importante” para a sub-região.
Para Rui Figueiredo Soares, o programa “Falemos da CEDEAO” pode ser igualmente “muito importante”, porque permitirá aos cabo-verdianos “conhecerem melhor a realidade africana”.
Segundo o ministro da Integração Regional, muitas vezes Cabo Verde não conhece as “enormes potencialidade” que, por exemplo, existem a nível da CEDEAO, onde existem “vários lugares” disponíveis que, muitas vezes, não são ocupados por cabo-verdianos, indicou, acrescentando que o País tem que “conhecer melhor” a organização comunitária e vice-versa.
Instado sobre a dívida, em quota, de Cabo Verde para com a organização comunitária regional, não precisou, mas prometeu apurar num encontro previsto para esta tarde com o ministro das Finanças.
Apesar do “difícil contexto” da pandemia da covid-19 Rui Figueiredo Soares sublinhou que o País vai envidar esforços para “pôr em dia as quotas em atraso”.
O ministro da Integração Regional vai ao Senegal e à Nigéria tratar assuntos atinentes às especificidades de Cabo Verde, enquanto pequeno Estado insular na CEDEAO.
“Este é conteúdo da mensagem [do Presidente da República] de que vamos ser portadores ao Presidente senegalês Macky Sall”, anunciou Figueiredo Soares.
Na capital nigeriana, o governante tem encontro marcado com o ministro dos Negócios Estrangeiros Geoffrey Onyeama e com os embaixadores dos Estados membros da CEDEAO residentes em Abuja.
Está igualmente agendado um encontro com o presidente da Comissão da CEDEAO, Jean-Claude Kassi Brouy, e oito dos 15 comissários da instituição, incluindo o comissário para os Recursos Humanos, o cabo-verdiano Jeremias Dias Furtado.
A CEDEAO integra os países Nigéria, Libéria, Senegal, Burkina Faso, Mali, Gâmbia, Togo, Gana, Benin, Serra Leoa, Guiné-Bissau, Guiné-Conacri, Costa do Marfim, Cabo Verde e Níger, e abrange um mercado de mais de 300 milhões de habitantes.
LC/AA
Inforpress/Fim