Governo quer massificar sistema de rega com água dessalinizada à todos os concelhos

Pedra Badejo, 15 Fev (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente anunciou hoje que o Governo quer massificar o projecto de instalação da unidade piloto de rega com água dessalinizada (UADR) a nível nacional, para que os agricultores tenham alternativa de produção.

Gilberto Silva fez este anúncio à margem da inauguração da unidade piloto de rega com água dessalinizada, para a produção hortofrutícola, na Ribeira de Aguada, na localidade de Santa Cruz.

Com este projecto, que já foi instalado em Moia Moia, no município de São Domingos, e agora chega a Ribeira de Aguada, em Santa Cruz, segundo o governante, estão a dar início a uma “nova era” na gestão da água em Cabo Verde.

“Este tipo de projecto vai ser massificado no contexto nacional para que passamos a depender menos da chuva. Este segundo projecto que está a ser instalado aqui vai trazer muita experiência na produção, na distribuição e na gestão da água, com culturas mais adaptadas para que consigamos mais produção (…) e mais rendimento”, frisou.

Muito mais do que o investimento feito em equipamento no valor de 15 mil contos, para o ministro o “mais importante” é que os agricultores vão passar a ter uma “solução alternativa para fazerem agricultura, mesmo em anos de seca”.

“Temos uma fonte inesgotável de água no mar e é para lá que temos de ir para passarmos a utilizar tecnologia e produzir água para fazermos a agricultura. Estamos no início, mas é preciso aproveitar esta experiência para podermos tirar mais rendimento em toda a cadeia”, disse.

Gilberto Silva exortou os jovens a aproveitarem da ciência e da tecnologia para levar este projecto no domínio da energia alternativa, isto é, energia solar, no domínio de dessalinização, no domínio de hidráulica com a instalação de gota-a-gota, no domínio de assistência técnica com variedades melhoradas na produção agrícola.

Este sistema, que será gerido pela empresa Água de Rega, segundo uma nota de imprensa, foi instalado pelo Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA) e visa garantir o aumento da disponibilidade e da qualidade de água para a agricultura.

A unidade piloto instalada nesta localidade tem a capacidade para irrigar uma área de aproximadamente 18.5 hectares, distribuída em 83 parcelas.

Ainda, de acordo com a mesma fonte, o sistema de dessalinização instalado tem capacidade para tratar 40 metros cúbicos (m3) de água por dia, podendo ser ampliada para 100 m3, num sistema misto, e permite obter uma qualidade de água dessalinizada muito alta podendo ser usada noutros usos além da rega.

AM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos