Cidade da Praia, 21 Mar (Inforpress)- O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, disse hoje, na cidade da Praia, que o Governo pretende criar um conceito de “Nação Digital”, com a implementação da plataforma electrónica de aquisições públicas e contratação.
A intenção foi avançada no acto do lançamento desta ferramenta, que segundo Olavo Correia permitirá fazer tudo com maior transparência, segurança e condições de gestão “nunca antes vista em Cabo Verde”
“Esta plataforma vai permitir que todas as compras publicas possam vir a ser feitas a partir desta ferramenta centralizada, em que todos podem ter acesso de forma igualitária e transparente”, explicou.
Esta plataforma, acrescentou, vai permitir o cumprimento dos prazos, a execução da tramitação para as aquisições públicas e “o mais importante”, que o Estado seja um pagador atempado, para incutir na sociedade cabo-verdiana o sentido de cumprimento de prazo.
“O Estado pode ser o grande exemplo e esta plataforma vai permitir que nenhuma instituição pública possa fazer compras fora da plataforma e a partir deste momento teremos as condições reunidas para garantir que o Estado pague na data certa ” , frisou.
Olavo Correia avançou, no entanto, que o Ministério das Finanças está em face a uma reforma num contexto mais vasto, destacando a implementação das compras públicas e facturação electrónica , bem como um sistema integrado de património do Estado georeferenciado.
Este sistema, explicou o governante, vai permitir que os imóveis do Estado possam ser georeferenciados, de modo a ter toda a informação de todo o património estatal.
“Vamos ter um Sistema Nacional de Investimentos, também de forma eletrónica, para que o Estado decida com base em critérios e de forma objectiva e que permita que todos os cidadãos possam escrutinar em matéria de políticas de investimentos públicos”, acrescentou o também ministro das Finanças , do Fomento Empresarial e da Economia Digital.
OM/JMV
Inforpress/Fim