Governo quer Cabo Verde a acolher prova internacional de halterofilismo para massificação da modalidade

Cidade da Praia, 02 Nov (Inforpress) – O ministro do Desporto recebeu na manhã de hoje os atletas que vão participar no Campeonato Mundial de Culturismo, Fitness e Fitness Challenge, em Espanha, e manifestou “a ambição do País” em acolher uma prova internacional da modalidade.

Carlos Monteiro, que recebeu em audiência, na Cidade da Praia, a comitiva liderada pelo seu presidente Albino Santos, integrada pelos atletas Evelino Rodrigues (vice-campeão mundial) e Iguer Castro (estreante) e pelo treinador Jailton Rocha, disse à Inforpress que o Governo manifestou a sua satisfação e que o encontro serviu para troca de impressões sobre a modalidade, que “tem crescido muito” em Cabo Verde.

O encontro serviu ainda para as partes falarem da necessidade de massificar a prática da modalidade em todo o território nacional, trazer para o País filhos de atletas cabo-verdianos com “alguma projecção” lá fora para a promoção da modalidade no País, assim como na necessidade de dar “maior impulso” à prática das jovens raparigas desta modalidade.

“De uma forma geral foi uma conversa descontraída sobre alguns pontos que já estão ser estruturados a nível de projectos pela federação para apresentar ao Governo através do IDJ e podermos nos próximos anos dar passos firmes no desenvolvimento do halterofilismo, de uma forma geral em Cabo Verde”, enfatizou.

O ministro avançou que condições serão melhoradas para que nos próximos eventos Cabo Verde consiga incluir na sua delegação um dirigente e um árbitro oficial, e sublinhou a importância de Cabo Verde fazer-se representar nestas competições com uma equipa “mais robusta”, para garantir uma “melhor participação e melhores condições” para o objectivo principal.

A delegação cabo-verdiana “aposta forte” na conquista da medalha de ouro pelo atleta Evelino Rodrigues, vice-campeão mundial 2019 na categoria Master Men Physique, que disse estar preparado para lutar para o título mundial nas categorias Master Men Physique 40-44 anos e Men Physique.

O governante considerou que se trata de um estímulo, reconhecendo que modalidades como o halterofilismo precisam de “um maior investimento”, ressalvando que os cabo-verdianos têm condições naturais para ter bom resultado, pelo que entende ser possível aproveitar as condições físicas para potenciar os resultados.

O Campeonato Mundial de Culturismo, Fitness e Fitness Challenge, realiza-se de 3 a 8 de Novembro em Santa Susanna (Espanha).

Evelino Rodrigues, vice-campeão mundial 2019 na categoria Master Men Physique, irá participar nas categorias Master Men Physique 40-44 anos e Men Physique, prova dedicada a atletas de até 1,73 metros.

Iguer Castro, actual campeão nacional na categoria Men Classic Physique, irá participar na categoria Men Classic Physique acima de 1,80 metros.

Os dois atletas partem hoje para Espanha, com escala técnica em Portugal.

SR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos