Governo prorroga estado calamidade em São Vicente e de contingência nas restantes ilhas por mais 30 dias

Cidade da Praia, 19 Fev (Inforpress) – O Governo decidiu prorrogar o estado de calamidade na ilha de São Vicente e estado contingência nas restantes ilhas por mais 30 dias, conforme a resolução nº 20/2021, publicada esta quinta-feira, 18, no Boletim Oficial (BO).

No documento o executivo salientou que volvidos 30 dias da declaração da situação de calamidade na ilha de São Vicente mantêm-se as razões de fundo que haviam levado a esta decisão, bem como a prorrogação do estado de contingência nas restantes ilhas.

Por isso, o Governo entendeu que devia prorrogar este quadro, para que se garanta a manutenção das medidas de prevenção e contenção que se verificam pertinentes na presente conjuntura, com o fundamento na necessidade de minimizar os riscos de transmissão da infecção.

De acordo com o último boletim epidemiológico Cabo Verde registou 37 novos casos positivos e mais um óbito do novo coronavírus nas últimas 24 horas, num universo de 623 amostras testadas, pelo que Cabo Verde passa a contabilizar um acumulado de 14.885 infecções.

Os 37 novos casos foram registados nos municípios da Praia (17), Santa Cruz (01), Santa Catarina (02), São Vicente (13), São Miguel (01), Maio (01) e Sal (02), sendo o óbito registado no Tarrafal de Santiago.

De acordo com os dados já divulgados, Cabo Verde contabilizou até quinta-feira 14.393 casos recuperados, dos quais 55 registados nessa quinta-feira, 345 casos activos, 142 óbitos, três por outras causas e dois doentes transferidos.

O Ministério da Saúde e da Segurança Social reforça o apelo para que as pessoas cumpram o distanciamento social, usem máscara e pratiquem a higiene das mãos e demais recomendações das autoridades sanitárias, para evitar a propagação da covid-19.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 2.408.243 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo a agência France-Presse, que indica ainda que mais de 109.074.730 pessoas foram infectadas pelo vírus.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MJB/HF

Inforpress/fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos