Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo propõe políticas eficientes que permitam cobertura energética a cem por cento à Ribeira Grande de Santiago

Cidade da Praia, 25 Jun (Inforpress) – O ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, defendeu hoje a necessidade de se implementar políticas eficientes no sentido de se atingir 100% de cobertura de energia de qualidade no município de Ribeira Grande Santiago.

O governante lançou este repto em declarações hoje à imprensa, no âmbito de sua visita ao município de Ribeira Grande de Santiago (Cidade Velha) para se inteirar dos problemas ligados aos sectores sob sua tutela, tendo sublinhado, na ocasião, “que o importante não é só levar energia ao território, mas também levar às casas das famílias nesse concelho”.

“Em termos territoriais o concelho já está praticamente coberto a 100%, está em vias uma solução de micro rede para ter acesso também à electricidade, para levarmos energia de qualidade a toda a população”, disse, advogando a necessidade de se ter energia segura de forma a evitar situações desagradáveis, nomeadamente a perda de vida humana.

Informou, por outro lado, que na semana passada foi publicado um diploma que estabelece a criação da tarifa social para electricidade, o que no seu entender vai proporcionar a redução de tarifas às famílias vulneráveis na ordem de 30% já a partir do mês de Agosto.

No que concerne às perspectivas de desenvolvimento económico do município de Ribeira Grande, o governante realçou que o concelho tem um potencial para atrair novos investimentos e dinamizar a economia local.

“A produção de aguardente é a principal actividade industrial no concelho de Ribeira Grande, (…) temos também a agricultura e há perspectivas de se trabalhar num plano em concertação com o Ministério da Indústria no desenvolvimento de uma zona industrial na localidade de João Varela, que irá permitir atrair pequenas indústrias na perspectiva de se diversificar e desenvolver outras indústrias locais”, afirmou.

Por outro lado, o presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, Manuel de Pina, afirmou que o concelho tem a cobertura de energia eléctrica a 100%, com exepção da localidade de Mosquito de Horta, tendo sublinhado que o compromisso da autarquia é de melhorar e garantir a eficiência energética no município.

De acordo com o autarca, está a ser devolvido um projecto com apoio da cooperação espanhola para garantir a iluminação do centro da cidade de Ribeira Grande, que no seu entender vai “renovar” o município.

“Vamos ter todo o apoio do ministério na concepção do projecto e do estudo necessário para a execução deste grande projecto que visa trazer uma energia limpa e com mais qualidade ao nosso município”, avançou.

CM/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos