Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo promove simpósio nacional para debater questões que afectam as famílias cabo-verdianas

Cidade da Praia, 20 de Jun (Inforpress) – O Ministério da Família e Inclusão Social promove hoje um simpósio nacional sob o lema “A família no centro do desenvolvimento sustentável do país” para debater políticas e questões sociais que afectam as famílias cabo-verdianas.

Em declarações à Inforpress, a directora da Inclusão Social, Mónica Furtado, sublinhou que se pretende com este simpósio proporcionar uma “reflexão profunda” sobre todas as políticas sociais que estimulam a promoção do desenvolvimento das famílias cabo-verdianas, “o motor de desenvolvimento de qualquer sociedade”.

Acrescentou ainda que o encontro visa ainda analisar o quadro de institucionalização e cooperação entre as entidades públicas, privadas, organismos nacionais e internacionais, para a operacionalização das políticas públicas do Governo voltadas para as famílias.

“Durante dois dias estaremos reunidos para debater questões com destaque para os dados nacionais sobre a família e o programa nacional de cuidados”, avançou a mesma fonte, que informou que o fórum será ocasião ainda para se abordar áreas transversais como deficiência e imigração, para além da apresentação das políticas dos diferentes ministérios.

Segundo a directora da Inclusão Social, um país não se desenvolve de forma sustentável se a família, “o centro de desenvolvimento sustentável”, não fizer parte desse crescimento e não for  empoderada  e garantidas melhores condições de vida.

Disse, por outro lado, que a sociedade civil desempenha um “papel preponderante” na promoção da família, porque a mesma intervém nos diferentes domínios, garantindo assim que as políticas públicas sejam operacionais.

Paralelamente ao simpósio será realizada uma Feira Inclusiva aberta ao público, com o objectivo de informar sobre os programas e projectos que o Governo tem em curso no sector da família, nomeadamente nas áreas da educação, habitação e protecção social.

O evento decorre hoje e quinta-feira na Biblioteca Nacional, e a cerimónia de abertura será presidida pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

CM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos