Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo promove retiro de reflexão sobre as sociedades de desenvolvimento

 

Cidade da Praia, 08 Abr. (Inforpress) –  O Governo pretende saber se efectivamente as Sociedades do Desenvolvimento poderão ser instrumentos fundamental de “alavancagem” do  desenvolvimento de “cada ilha, uma oportunidade, uma potencialidade”, por considerar que esta temática ultrapassa a vertente turística formatada na lei de 2005 das ZDTI.

A informação foi revelada pelo ministro da Economia e Emprego, José da Silva Gonçalves, na cerimónia de abertura do retiro de reflexão sobre Sociedades de Desenvolvimento que decorre numa das unidades hoteleiras da Cidade Velha, onde está a ser reflectida esta matéria.

Pretende o Governo com este evento, que engloba ainda a sociedade civil e o sector privado,  auscultar ideias, sugestões e propostas sobre as sociedades de desenvolvimento, referenciadas  como um importante instrumento para alavancar o desenvolvimento económico no país e a nível local.

O seminário, de acordo com o ministro, vem na sequência de algumas actividades já realizadas,  com vista  a procurar partilhar informação e trocas de ideias , por forma que as decisões a serem tomadas sejam partilhadas e referendadas por pessoas conhecedoras e interessadas na matéria, com vista a ter implicações nas suas implementações.

José da Silva Gonçalves considera de extrema importância esta iniciativa, tendo inclusive admitido alguma dificuldade na pesquisa de uma Lei Quadro sobre o Desenvolvimento das Sociedades Regionais, ressalvando que com base do que já foi consagrado em termos de leis e legislação dará alguma base para poder atender esta vertente da sociedade de desenvolvimento.

Durante o dia de hoje, os oradores como Eugénio Inocêncio, Silvino Castro, Paulino Dias e Luís Santos apresentam temas como o enquadramento das Sociedades de Desenvolvimento, as Sociedades de Desenvolvimento Turístico à luz da Legislação das ZTE e propostas de Sociedade de Desenvolvimento de Santo Antão de entre outras temáticas.

SR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos