Governo promove conferência internacional na ilha do Sal para atrair investimento privado

Cidade da Praia, 17 Mai (Inforpress) – O Governo de Cabo Verde realiza de 01 a 03 de Julho na ilha do Sal, uma conferência internacional “Concept Note – Cabo Verde Investment Forum” com o intuito de atrair investimentos e financiamento do sector privado.

A decisão foi tomada quinta-feira, durante a reunião do Conselho de Ministros e apresentada hoje em conferência de imprensa, pelo secretário de Estado das Finanças, Gilberto Barros, tendo o governante assegurando que o fórum já está a ser preparado.

“O eixo central desta governação é o sector privado como motor do crescimento económico e de desenvolvimento do país”, lembrou, assegurado que o evento irá centrar-se nos eixos estratégicos de Cabo Verde, nomeadamente o sector do turismo, plataforma marítima, aérea, e financeira em termos de desenvolvimento.

Segundo Gilberto Barros, até a data, já está confirmada a presença de vários países, nomeadamente Espanha, Arábia Saudita, China, França e Costa do Marfim, tendo realçado que neste momento, Cabo Verde goza de uma reputação e credibilidade “muito elevada”, e que o Governo tem recebido investidores de alto nível.

O governante mostrou-se optimista quanto a realização do fórum, tendo em conta que a conferência internacional de Paris, segundo ele, “foi muito bem-sucedida”.

A reunião ministerial aprovou também a proposta de resolução que autoriza o Ministério das Finanças a realizar despesas com procedimento de aquisição agrupada de 38 viaturas veículos operacionais para as ilhas, sendo 18 ambulâncias para os centros de saúde, dois carros para o Tribunal de Contas e os restantes para os serviços da administração central.

O secretário de Estado justificou essa aquisição com a “necessidade de reforçar a capacidades de transporte dos pacientes e doentes de modo a melhorar as condições de saúde e a qualidade de vida dos cabo-verdianos”.

O Conselho de Ministros aprovou também o projecto de decreto-lei que aprova o Código de Rede Eléctrica de Cabo Verde.

AV/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos