Governo prevê injectar cinco mil milhões de euros até 2030 na infraestruturação do país

Cidade da Praia, 11 Jun. (Inforpress) – O Governo anunciou hoje ter uma previsão de cinco mil milhões de euros até 2030, equivalente a 500 milhões de euros por ano, visando encontrar soluções para financiar o gap de infraestruturas em todo o país.

O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, deu a conhecer esta projecção à imprensa, a meio da sua visita às obras de reabilitação que ligam Cidade Velha/Santana, na companhia da ministra da Infraestruturas e do Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, afiançando, contudo, que este montante “não será possível através do Orçamento do Estado”.

“Temos de encontrar soluções alternativas, novas e criativas para podermos investir nas várias áreas de infraestruturas e poder fazer Cabo Verde um país bem moderno e, assim, criar as condições para aumentarmos o potencial do crescimento económico, mas também melhorar as condições de vida”, referiu o governante, para quem o acesso é essencial e básico.

Apesar da tripla crise – seca, pandémica e guerra na Ucrânia – Olavo Correia especificou que a crise é um desafio que está sendo colocado a todos os países do mundo, pelo que Cabo Verde não deve temê-la, de forma a criar as condições para vencê-la, acrescentando que a “persistência e a resiliência fazem parte do ADN da nação cabo-verdiana”.

Já a ministra das Infraestruturas revelou, nesta visita às obras da Ribeira Grande de Santiago, que o Executivo tem identificado neste concelho outras infraestruturas, particularmente de acesso rodoviário e que neste momento está a ser trabalhado um novo pacote.

“Nós vamos priorizar algumas, entre as quais o que vai para Pico Leão e o que faz o anel que passa por Bota Rama e vem a Salineiro encontrar com esta estrada. Isto porque há muita pressão sobre o centro da cidade e muitas viaturas pesadas que queremos desviar para a circular. É uma prioridade…brevemente, no início do próximo ano”, garantiu Silva.

SR/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos