Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo prepara plano operacional de combate aos cães vadios no país – ministro

Tarrafal, 22 Abr (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, avançou hoje que estão a trabalhar num plano operacional de combate aos cães vadios no país, devido a constantes ataques desses animais ao gado.
Recentemente, um agricultor do concelho do Tarrafal, na Ilha de Santiago, perdeu 22 carneiros, dizimados por cães vadios que circulam no perímetro agrícola do Colonato.
O ministro, que esteve hoje neste município, numa visita informal, disse que este assunto o preocupa, e muito, porque é uma situação que tem acontecido em toda a parte do país, por isso junto, das autarquias vão procurar a melhor forma de combater o problema.
“Estamos a trabalhar num plano operacional, que junta não só a administração central, mas sobretudo os municípios, no sentido de, de forma concentrada, resolvemos este problema. Já temos a primeira versão deste plano, que vai ser revisto, porque é preciso discuti-lo com os municípios, os principais parceiros na sua execução e implementação ”, informou.
A resolução deste problema, segundo o governante, passa pela legislação, sensibilização e educação, mas também por acções concretas, como recolha de cães vadios, criação de canis, adopção desses animais ou occisão.
A invasão dos cães vadios nas cidades tem causado problemas de segurança, sanitários, económicos, barulho, desconforto e, conforme considerou, “não é nada urbano ter cidades com muitos animais na rua”.
AM/CP
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos