Governo prepara núcleo para produção de estatísticas administrativas da justiça

 

Cidade da Praia, 05 Jun (Inforpress) – O Ministério da Justiça e Trabalho, através da Direcção-Geral da Política de Justiça, está a preparar um núcleo para a recolha e tratamento de dados estatísticos da Justiça que depois servirão de base para a tomada de decisão.

É com este propósito que realiza de hoje até sexta-feira, na Cidade da Praia, uma acção de formação em matéria de recolha e tratamento de dados estatísticos destinada a preparação dos técnicos que integrarão esse núcleo.

Segundo o director-geral da Política de Justiça, Benvindo Oliveira, este núcleo reveste-se de capital importância uma vez que vai permitir que, internamente, o Ministério da Justiça e Trabalho tenha estatísticas administrativas que são importantes para a tomada das decisões.

“Os decisores políticos para decidirem têm de conhecer a realidade e a estatística é um instrumento extremamente importante porque permite conhecer os dados a cada momento e depois decidir a tempo e horas sobre os aspectos importantes da nossa vida” disse.

“Não é possível decidir sobre um determinado sector se não temos informações científicas sobre o sector. Com a criação desse núcleo vamos ter os nossos dados internos sobre as cadeias, o trabalho, os acidentes de trabalho etc”, acrescentou Benvindo Oliveira.

Além dos técnicos da Direcção-Geral da Política de Justiça participam da formação técnicos da Polícia Judiciária, dos Serviços Prisionais e da Reinserção Social, da Direcção e Inspeção-Geral do Trabalho e ainda representantes do Conselho Superior de Magistratura Judicial e do Ministério Público.

Na realização dessa acção de formação a Direcção-Geral da Politica de Justiça conta com o apoio da sua congénere portuguesa, uma parceira que surge no âmbito de um protocolo entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

MJB/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos