Cidade da Praia, 26 Jun (Inforpress) – O governo precisa de 30 mil contos para recuperação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no município da Ribeira Grande de Santiago (Cidade Velha), informou hoje o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), Abraão Vicente.
De acordo com o governante que falava à imprensa no âmbito das comemorações alusivas ao 8º aniversário da elevação da Cidade Velha a Património Mundial, e o seu ministério já submeteu ao Ministério da Economia um projecto para recuperação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário visando o financiamento através do fundo do turismo.
“Neste momento é preciso assumir a Igreja de Nossa Senhora do Rosário como prioridade. Não se pode continuar a adiar e a dizer que vai ser em breve”, salientou o ministro.
Questionado sobre o prazo para o arranque da recuperação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas limitou-se a dizer que “sem verba não há prazos para o início das obras”.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, localizada na Rua da Carreira é um dos monumentos mais antigos da Cidade Velha e de todo Cabo Verde e neste momento está em estado de degradação já que tem mais de 500 anos.
Construída a partir de 1495, no começo terá sido uma capela “gótica”, de estilo manuelino. A chave da sua abóbada tem um selo que representa a cruz da coroa real portuguesa. Ampliada em seguida, foi recoberta de azulejos.
JL/FP
Inforpress/Fim