Governo pego de surpresa quanto à interdição do Estádio Adérito Sena para acolher jogos da CAF – ministro

Espargos, 14 Mai (Inforpress) – O ministro do Desporto, Carlos Monteiro, disse hoje, no Sal, que o Governo foi pego de surpresa quanto à interdição do Estádio Adérito Sena em São Vicente, para acolher os jogos da Confederação Africana de Futebol (CAF).

Carlos Monteiro fez essas declarações à imprensa, quando confrontado com a situação, à margem da cerimónia de abertura do Campeonato Regional de Karaté da Ilha do Sal, a que presidiu.

Sobre a questão, o ministro refutou dizendo que “não há descaso nenhum”, justificando que o Estádio Nacional, por exemplo, construído por uma empresa chinesa, fruto da cooperação Cabo Verde/China, continua com “as mesmas valências” que tinha nessa altura.

“A manutenção é toda garantida por essa empresa, e às vezes as pessoas falam sem conhecimento de causa. A manutenção tem sido sempre garantida dentro daquilo que é o acordo para ter o estádio funcional por dez anos”, fundamentou, apontando que a próxima manutenção e substituição de relvado está prevista para 2023.

Considerando o imbróglio que interdita o Estádio Adérito Sena em São Vicente, de acolher jogos da Confederação Africana de Futebol (CAF), o ministro explicou que a certificação é uma questão levada a cabo pela Confederação Africana de Futebol (CAF), nesse caso, que aumentou o nível de exigências em relação aos materiais que devem constar do Estádio.

“Os que lá estão, são materiais de qualidade e que dão garantias. Exige-se mais, ou algum outro tipo de intervenção no estádio hoje, para garantir a sua certificação”, comentou.

Explicou que o que aconteceu é que a avaliação feita agora, “a meio percurso” ao Estádio Adérito Sena, um estádio municipal, retirou-lhe essa certificação.

“E nós fomos pegos de surpresa, porque nunca nos foi comunicado, nem a federação nos comunicou que ia haver essa inspecção por parte da CAF”, justificou o ministro, esclarecendo que a manutenção dos estádios municipais é garantida pelos municípios que, entretanto, são proprietários do Estado.

“Não creio que seja um problema de manutenção do Estádio Adérito Sena. Convém realçar que o Estádio Adérito Sena foi alvo de obras há muito pouco tempo, para ser colocado em condições de receber jogos internacionais”, comentou.

Segundo o governante, trata-se de uma obra gerida pela Federação Cabo-verdiana de Futebol, financiada pela FIFA, pelo Governo de Cabo Verde e pela Câmara Municipal de São Vicente, mas “toda ela” gerida do “início ao fim” pela Federação Cabo-verdiana de Futebol para garantir condições para receber os jogos internacionais.

“Porque é que pouco tempo depois, o Estádio Adérito Sena já não tem condições para a prática do futebol internacional. Eis a pergunta que alguém deverá responder também”, questionou o governante.

Tendo em conta a interdição do Estádio Adérito Sena para os jogos internacionais, a selecção cabo-verdiana terá de iniciar os jogos de qualificação para o CAN’2023 fora de casa.

Isto porque os jogos no Estádio Nacional em Achada de São Filipe, na Cidade da Praia, estão igualmente interditados desde o ano passado pela CAF, “por falta de certificação do relvado”, pelo que Cabo Verde, de momento, está sem estádios para acolher os jogos internacionais.

Cabo Verde, de acordo com a calendarização, inicia a sua caminhada de apuramento para o CAN’2023 a 30 do corrente, fora de casa, ante o Burkina Faso, país que também terá de jogar fora de portas (Marrocos), porquanto também tem estádios interditados.

No dia 07 de Junho Cabo Verde recebe o Togo, mas a Federação aventa a possibilidade dos Tubarões Azuis, nome por que é conhecida a selecção de Cabo Verde, jogar em Marrocos ou no Senegal (casa emprestada), mas o líder federativo aponta como sendo mais ideal a realização deste embate naquele país do Magrebe, “por ser mais fácil em termos logísticos”.

Cabo Verde partilha o Grupo B com as congéneres do Burkina Faso, do Togo e da Eswatini (antiga Suazilândia).

SC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos