Cidade da Praia, 17 Mai (Inforpress) – O Governo lançou hoje, na Cidade da Praia, o programa “Kode Verde” para incrementar o acesso às oportunidades de desenvolvimento de competências em sectores emergentes, tendo como foco a promoção da transição digital.
Na ocasião, em declaração aos jornalistas, após a apresentação do programa, o secretário de Estado de Economia Digital, Pedro Lopes explicou que se trata de um projecto de formação e reconversão dos jovens que estão à procura de oportunidade na área do digital.
“Esta vai ser uma área, com toda a certeza, com muita saída, por isso queremos ter mais jovens nas formações profissionais viradas para a programaçã“,perspectivou
O governante acrescentou que “Kode Verde” vai ser um programa de âmbito nacional feito em parcerias com as plataformas internacionais de ensino à distância, “ de modo a dar oportunidade aos jovens participarem nesta grande mudança”.
No entanto, referiu que este programa teve como projecto piloto a “Academia de Código”, um programa que contou com 22 jovens e teve uma taxa de empregabilidade de quase 90 por cento (%).
“Esta é uma aposta clara e não vai para trás. O Governo quer apostar em jovens formados para a futuro e a programação vai ser importante porque estima-se que até 2023 serão necessárias 500 mil pessoas formadas nesta área no mundo inteiro”, apontou.
Para aceder a este programa, Pedro Lopes informou os jovens têm que se inscrever nas newsletters da página do Governo para ficar em a saber das oportunidades que vão aparecer no mundo digital.
O programa foi criado no âmbito da Estratégia Nacional de Promoção do Emprego Digno, com a finalidade de maximizar a capacidade de empregabilidade e empreendedora em literacia digital para os jovens.
OM/JMV
Inforpress